Turismo na Coreia do Norte? Sim, é possível

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Turismo na Coreia do Norte? Sim, é possível

Em 2011, mais de 3 mil ocidentais e 40 mil chineses visitaram o país asiático com o regime mais fechado do mundo


15 de junho de 2012 - 7h50

Apesar da reputação de ser um país em que os cidadãos têm virtualmente nenhuma liberdade, um pequeno mas crescente número de estrangeiros tem visitado a Coreia do Norte para satisfazer a curiosidade sobre um lugar que poucos pessoas sabem algo a respeito.

No ultimo ano, por volta de 3.500 ocidentais e 40 mil chineses viajaram para a Coreia do Norte, de acordo com a agência de turismo Koryo Tours, cuja sede fica em Pequim, na China. A empresa responde por cerca de 50% do número de turistas ocidentais que desembarcam no país comunista. Este total inclui os cidadãos americanos.

“Estimo que entre 500 e 600 cidadãos americanos visitem a Coreia do Norte a cada ano”, diz Nick Bonner, um britânico que fundou a Koryo em 1993, em entrevista ao Ad Age feita por email. “Há muito mais a ser visto no país do que o que é publicado na imprensa local e internacional.”

Para levar turistas ao país, a Koryo trabalha com uma empresa norte-coreana de controle estatal, mas operada independentemente. Os preços dependem do número de pessoas viajando no grupo, mas ficam na casa dos milhares de dólares. A Koryo tem uma página no Facebook com aproximadamente 800 seguidores. A agência também é recomendada pela Trip Advisor. Este ano, Bonner está levando ciclistas numa viagem para uma área cujo acesso era restrita, recentemente. 

"Uma erro comum quando se fala em turismo na Coreia do Norte é a ideia de que todos os turistas têm que seguir um itinerário fixo, estipulado pelo governo aos visitantes”, diz Bonner. “Na verdade, temos uma boa variedade de programas diferentes entre si.” 

As opções incluem museus, parques, monumentos e outras áreas cênicas próximas à capital Pyongyang, além da zona desmilitarizada próxima à fronteira com a Coreia do Sul e a região de Hamhung, uma grande cidade industrial cujo acesso aos turistas foi conseguido pela Koryo em 2010. 

Do Advertising Age

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