Renault muda comando no Brasil

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Renault muda comando no Brasil

Fabrice Cambolive assume as operações da companhia francesa no Brasil substituindo Olivier Murguet, que passa se dedicar à função de VP Regional


4 de agosto de 2015 - 12h21

A Renault confirmou a chegada do executivo Fabrice Cambolive à presidência da companhia no Brasil. Cambolive assume as operações sucedendo e reportando-se a Olivier Murguet, que passa a se dedicar exclusivamente à função de Vice-Presidente Sênior e Presidente do Conselho da Região Américas, cargo que ocupa desde 1º de abril de 2015.

Fabrice Cambolive é diplomado pela Escola Superior de Comércio de Toulouse e pela London Business School. Iniciou sua carreira na Renault Áustria, em 1995; em 2005, passou a ser Diretor de Marketing da Renault Alemanha e, em setembro de 2009, Gerente Geral da Renault Commercial Romania SRL, a divisão de vendas e pós-vendas da Romênia. De 2011 a 2015, ocupou a vice-presidência de vendas e marketing da Região Eurásia e Rússia.

Olivier Murguet, que esteve à frente da Presidência da Renault do Brasil desde 2012, formou-se pela Escola Superior de Comércio de Paris e pela London Business School. Ingressou na Renault em 1990, na Divisão de Controladoria da Renault Portuguesa e, posteriormente, ocupou diferentes funções gerenciais na área Comercial, na França. Em 1996, foi nomeado Diretor de Vendas da Renault do Brasil e, em 2001, tornou-se Diretor de Vendas e Rede na França. De 2012 a 2015 assumiu a função de Presidente da Renault do Brasil e, em abril de 2015, tornou-se Vice-Presidente Sênior e Presidente do Conselho da região Américas.

Desafios no Brasil

A empresa, antes associada a carros de luxo, vem de uma safra de lançamentos de novas versões do Sandero, Logan e Duster e ampliou sua participação para 7,4% do mercado.O desafio deste ano, porém, vai além da marca, com um ano díficil para o mercado automotivo, cujas vendas caíram 17% no primeiro trimestre deste ano, a Renault aposta no varejo para alavancar suas vendas.

Como 26º anunciante do País, segundo o ranking Agência e Anunciantes, de Meio & Mensagem, a marca reduziu em 33% seus investimentos em compra de mídia, entre 2013 e 2014, aportando R$ 218,8 milhões. Ao Meio & Mensagem, Bruno Hohmann, diretor de marketing da Renault, explica que os critérios para investimentos estão relacionados ao contexto econômico. A expectativa do executivo, porém, é que as verbas destinadas à comunicação possam crescer conforme apareçam os resultados de vendas neste ano. “Temos um foco em lançamento de produtos e tudo que está relacionado a estratégia para o varejo, com um contexto econômico desafiador”, explica Hohmann.

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