Facebook e Spotify se unem em projeto dos Tribalistas

Buscar

Mídia

Publicidade

Facebook e Spotify se unem em projeto dos Tribalistas

Hand Album, formato que marcou o retorno do grupo, é criação brasileira desenvolvida junto a artistas

Igor Ribeiro
12 de agosto de 2017 - 9h01

Na quinta-feira, 10, os Tribalistas – projeto musical capitaneado por Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte – anunciaram seu retorno 15 anos depois do primeiro disco, com um novo EP de quatro músicas. Para o lançamento, os artistas desenvolveram junto ao Facebook e ao Spotify um novo formato que busca renovar, via smartphone, a antiga experiência de saborear um álbum como se fazia nos tempos dos CDs e LPs, quando era costume ouvir faixa a faixa, acompanhando as letras e vendo os detalhes da arte gráfica.

 

Carlinhos Brown, Marisa Monte e Arnaldo Antunes: parceria retorna com apoio de Facebook e Spotify (Crédito: Divulgação)

Chamada Hand Album, a tecnologia foi criada no Brasil a partir de uma demanda da própria Marisa Monte junto às plataformas, que convocaram engenheiros, desenvolvedores, criativos e outros profissionais para um hackathon, no início de abril. Foram dois dias e quase 30 horas em cima da ferramenta Canvas, do Facebook, com suporte de profissionais dos Estados Unidos e da Europa. “O Hand Album oferece um novo formato imersivo para que as pessoas consumam o trabalho dos seus artistas favoritos no Facebook, assim como cria uma plataforma onde esses artistas podem lançar um álbum com a visão completa do trabalho”, afirma Mark D’Arcy, vice-presidente global do Creative Shop.

“Apesar da grande facilidade que o consumo de música na era digital nos trouxe, ele sempre deixou a desejar aos amantes de música pela ausência das informações que antes vinham no encarte dos álbuns físicos, como as letras, fotos, as fichas técnicas”, relata Marisa. “Com o Hand Album as pessoas vão poder navegar por todas essas informações, além de assistir aos vídeos e lyric vídeos com as cifras a partir do seu próprio celular, de qualquer lugar.”

Para Mark, “esse é o tipo de impacto que a combinação entre criatividade e tecnologia oferece e a acreditamos que esse deve se tornar um formato popular na plataforma”. Além de artistas, a ferramenta pode ser utilizada por marcas na criação de branded content, por exemplo. O Hand Album está disponível, por ora, com quatro músicas dos Tribalistas, mas um disco completo deverá chegar às plataformas até o fim de agosto.

Leia mais sobre o Hand Album, incluindo uma entrevista com Andrew Keller, diretor global de Creative Shop do Facebook, na edição 1773, de 14 de agosto, exclusivamente para assinantes do Meio & Mensagem, disponível nas versões impressa e para tablets iOS e Android.

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • andrew keller

  • arnaldo antunes

  • carlinhos brown

  • digital

  • facebook

  • Marisa Monte

  • Mark D’Arcy

  • mídias sociais

  • música

  • Plataforma

  • spotify

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”