Facebook e Spotify se unem em projeto dos Tribalistas

Buscar

Facebook e Spotify se unem em projeto dos Tribalistas

Buscar
Publicidade

Mídia

Facebook e Spotify se unem em projeto dos Tribalistas

Hand Album, formato que marcou o retorno do grupo, é criação brasileira desenvolvida junto a artistas


12 de agosto de 2017 - 9h01

Na quinta-feira, 10, os Tribalistas – projeto musical capitaneado por Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte – anunciaram seu retorno 15 anos depois do primeiro disco, com um novo EP de quatro músicas. Para o lançamento, os artistas desenvolveram junto ao Facebook e ao Spotify um novo formato que busca renovar, via smartphone, a antiga experiência de saborear um álbum como se fazia nos tempos dos CDs e LPs, quando era costume ouvir faixa a faixa, acompanhando as letras e vendo os detalhes da arte gráfica.

 

Carlinhos Brown, Marisa Monte e Arnaldo Antunes: parceria retorna com apoio de Facebook e Spotify (Crédito: Divulgação)

Chamada Hand Album, a tecnologia foi criada no Brasil a partir de uma demanda da própria Marisa Monte junto às plataformas, que convocaram engenheiros, desenvolvedores, criativos e outros profissionais para um hackathon, no início de abril. Foram dois dias e quase 30 horas em cima da ferramenta Canvas, do Facebook, com suporte de profissionais dos Estados Unidos e da Europa. “O Hand Album oferece um novo formato imersivo para que as pessoas consumam o trabalho dos seus artistas favoritos no Facebook, assim como cria uma plataforma onde esses artistas podem lançar um álbum com a visão completa do trabalho”, afirma Mark D’Arcy, vice-presidente global do Creative Shop.

“Apesar da grande facilidade que o consumo de música na era digital nos trouxe, ele sempre deixou a desejar aos amantes de música pela ausência das informações que antes vinham no encarte dos álbuns físicos, como as letras, fotos, as fichas técnicas”, relata Marisa. “Com o Hand Album as pessoas vão poder navegar por todas essas informações, além de assistir aos vídeos e lyric vídeos com as cifras a partir do seu próprio celular, de qualquer lugar.”

Para Mark, “esse é o tipo de impacto que a combinação entre criatividade e tecnologia oferece e a acreditamos que esse deve se tornar um formato popular na plataforma”. Além de artistas, a ferramenta pode ser utilizada por marcas na criação de branded content, por exemplo. O Hand Album está disponível, por ora, com quatro músicas dos Tribalistas, mas um disco completo deverá chegar às plataformas até o fim de agosto.

Leia mais sobre o Hand Album, incluindo uma entrevista com Andrew Keller, diretor global de Creative Shop do Facebook, na edição 1773, de 14 de agosto, exclusivamente para assinantes do Meio & Mensagem, disponível nas versões impressa e para tablets iOS e Android.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Google proíbe anúncios de conteúdo político no Brasil

    Google proíbe anúncios de conteúdo político no Brasil

    A partir das eleições municipais deste ano, a publicidade relacionada a candidatos políticos não poderá mais ser impulsionada pelo Google Ads

  • TikTok nos EUA: Biden sanciona lei que pode banir plataforma

    TikTok nos EUA: Biden sanciona lei que pode banir plataforma

    Projeto de lei determina que ByteDance venda sua participação na rede social a um comprador norte-americano em até 270 dias