Google cria serviço de ?morte digital?

Buscar

Google cria serviço de ?morte digital?

Buscar
Publicidade

Mídia

Google cria serviço de ?morte digital?

O Gerenciador de Conta Inativa permite dizer à empresa o que fazer com seus dados e documentos após determinado período sem login


12 de abril de 2013 - 11h17

O Google anunciou ontem oficialmente seu Gerenciador de Conta Inativa (Inactive Account Manager, em inglês), serviço que facilita o encaminhamento de suas informações “quando você morrer ou não mais utilizar sua conta”. A ferramenta ajuda o usuário a escolher o que fazer com seus dados após um período determinado de inatividade e prazos para o fechamento de conta, entre outros dispositivos.

“Pouca gente gosta de pensar sobre a morte – especialmente nós mesmos”, diz uma nota no blog de políticas públicas do Google. “Mas fazer planos para o que acontece depois que você se vai é muito importante para as pessoas que você deixa”.

O Gerenciador de Conta Inativa (“não é um grande nome, nós sabemos”, diz a nota), permite dizer à multinacional o que fazer com mensagens do Gmail, fotos do Google+ ou Picasa, vídeos do YouTube, documentos do Disco/Drive, entre outros. O usuário pode se decidir por apagar tudo ou nomear uma pessoa para que receba todas essas informações. Antes de fazer o ordenado, o sistema tenta lhe avisar uma última vez por celular ou e-mail secundário para que se mude de ideia. Claro, se você estiver vivo.

O sistema já está em operação, inclusive em língua portuguesa. “Esperamos que essa nova ferramenta lhe ajude a planejar sua morte digital de forma que proteja sua privacidade e segurança”, diz a nota. E encerra: “e tornando a vida mais fácil para pessoas queridas depois que você se for”.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também