Transformações na pauta
Debora Nitta (Facebook), Heitor Pontes (JCDecaux) e Maurício Kotait (Viacom) são os finalistas ao Profissional de Veículo, uma atividade em processo de atualização
Debora Nitta (Facebook), Heitor Pontes (JCDecaux) e Maurício Kotait (Viacom) são os finalistas ao Profissional de Veículo, uma atividade em processo de atualização
e Salvador Strano
21 de outubro de 2019 - 16h42
Digitalização de plataformas, exportação de conteúdo nacional, avanço da mídia programática e pluralidade nas equipes comerciais. Essas são algumas das preocupações constantes nas agendas dos três indicados ao Caboré de Profissional de Veículo: Debora Nitta, head de agências do Facebook, Heitor Pontes, diretor comercial da JCDecaux, e Maurício Kotait, gerente geral de operações da Viacom. Debora é a única do trio que já concorreu ao prêmio: em 2015, quando ocupava a vice-presidência da WMcCann, foi indicada como Profissional de Planejamento. Ela deixou a agência em abril do ano passado, após 12 anos na empresa. Sobre a mudança, Debora destaca que o que parecia ser tão diferente, na verdade tem diversos pontos confluentes.
“Antes, estava dentro de uma agência. Vivia apenas, ou prioritariamente, a sua realidade e a de seus clientes. Hoje, estou envolvida com todo o mercado, cotidianamente”, afirma. Por outro lado, Heitor e Maurício fizeram carreiras majoritariamente em veículos de comunicação. Com passagens pela área comercial de publicações como Valor Econômico, Trip e Rolling Stones, Heitor chegou à JCDecaux em 2014. Maurício, por sua vez, participou da equipe de empresas como Sony Pictures, Turner e Globosat, antes de ingressar na Viacom, em 2017. Para ambos, a digitalização de suas ofertas e cadeias produtivas foi categórica no passado recente.
A Viacom, por exemplo, ampliou para o México o projeto Porta dos Fundos, adquirido em 2017. Lá, em quatro meses, o canal de humor alcançou dois milhões de inscritos no YouTube. Houve, também, o investimento em seus eventos proprietários, como o Miaw e o Comedy Fest, que pretende promover a cultura do stand up e contou com participações de Fábio Porchat e do grupo Barbixas. Além disso, a companhia relançou o projeto Acústico MTV em setembro, com show do cantor Tiago Iorc. “Mesmo com o cenário econômico atual, alavancamos em mais de 100% as áreas de licenciamento e vendas de publicidade”, afirma Maurício. Segundo o executivo, nos últimos dois anos, o canal do grupo com maior taxa de crescimento é o Comedy Central.
Para a JCDecaux, a digitalização do inventário trouxe novos formatos comerciais e, com isso, melhorou a mensuração de sua audiência. Para aeroportos, por exemplo, a companhia criou, globalmente, um sistema onde clientes podem ter acesso a dados como o número de passageiros por terminal e como eles se movimentam pelo espaço. O AAM também inclui parâmetros convencionais de medição de audiência, como alcance, número total de impressões e frequência das campanhas. “Estamos investindo de forma consistente em nossa plataforma digital”, afirma Heitor. Nos próximos meses, a companhia pretende lançar a Viooh, plataforma de gestão de inventário que permitirá ao grupo entrar na concorrência pela mídia programática.
Em seu cargo no Facebook, Debora liderou dois projetos que visam ampliar a pluralidade entre os profissionais da indústria. O Creative House estreou no calendário global da empresa em terras brasileiras, e teve como objetivo celebrar a comunidade criativa a partir do tema diversidade. Já a segunda edição do Agency Women’s Leadership Day no Brasil, por sua vez, contou com a participação da profissional desde sua conceituação. “Trata-se de um espaço para discutirmos, trocarmos e agirmos com relação à ainda pequena porcentagem de lideranças femininas no negócio de agências, fato que infelizmente não é diferente do restante do mundo”, afirma.
Compartilhe
Veja também
Caboré homenageia e celebra legado de Silvio Santos
Troféu especial dedicado ao apresentador foi recebido pelas filhas Daniela, Silvia e Rebeca Abravanel
Confira todos os vencedores do Caboré 2024
Cerimônia realizada na noite de quarta-feira, 4, celebrou profissionais e empresas ganhadores das 14 categorias e homenageou Silvio Santos e Octávio Florisbal