Dez ex-jogadores que ainda batem bola na propaganda
Marcas dos mais diversos segmentos apostam no carisma de atletas do passado
Dez ex-jogadores que ainda batem bola na propaganda
BuscarDez ex-jogadores que ainda batem bola na propaganda
BuscarMarcas dos mais diversos segmentos apostam no carisma de atletas do passado
Renato Rogenski
6 de fevereiro de 2019 - 11h00
O futebol é, de longe, o esporte mais popular do país. Não à toa, a modalidade vira pano de fundo constante para a comunicação das marcas. Geralmente, as campanhas mais recorrentes com essa temática contam com jogadores no auge de sua forma e desempenho. No entanto, seja por conta do saudosismo, o carisma ou cachês supostamente mais baratos (com algumas exceções), ex-jogadores estão protagonizando diversas propagandas nos últimos tempos.
Para Ricardo John, CEO da J. Walter Thompson Brasil, contratar um craque do passado tem as mesmas vantagens e desvantagens de qualquer celebridade, incluindo dar endosso pra marca, trazer visibilidade e transmitir credibilidade e empatia. “E, ao mesmo tempo, estar exposto ao comportamento da pessoa tanto na vida profissional quanto na pessoal, já que a imagem da marca fica vinculada a ela”, afirma.
Recentemente, a J. Walter Thompson Brasil criou uma campanha para a Amstel, com a participação sempre icônica do ex-atacante e hoje treinador, Renato Gaúcho. “A marca precisava se apropriar do território da Libertadores, campeonato patrocinado pela empresa. E o Renato Gaúcho virou um ícone desta competição, pois em 2017 alcançou um feito inédito no Brasil ao conquistar o título do campeonato não só como jogador, mas como técnico do Grêmio”, explicou Ricardo John.
Já a Crystal, para destacar seu posicionamento da “cerveja dos encontros” juntou há alguns dias três goleiros que já vestiram a camisa da seleção brasileira: Dida, Zetti e Júlio César. De brinde, o ex-atacante Viola faz uma pontinha no comercial para sacanear os “arqueiros”. A criação é da Y&R.
Quem também resolveu convocar boleiros de outra época para os seus comerciais e ressaltar a volta do “futebol raiz” foi a Kaiser. A cerveja foi na linha mais folclórica, juntando em sua comunicação os irreverentes Vampeta, Dadá e Túlio Maravilha. O trabalho de comunicação foi desenvolvido pela Talent Marcel.
https://www.youtube.com/watch?v=rLX93qw923I
Outro jogador dos velhos tempos que aproveitou o seu carisma para fazer propaganda é Biro-Biro, que já ganhou, inclusive nome de receita na cozinha. O ex-meio campo, que passou quase toda a carreira no Corinthians, protagonizou um filme recente de Havaianas, com criação da AlmapBBDO.
Quando brilhava com gols e arrancadas em campo, incluindo três prêmios como melhor jogador do mundo, Ronaldo Fenômeno era um dos preferidos das marcas. A carreira acabou, mas muitas empresas ainda se interessam em contar com o pentacampeão e ídolo do futebol brasileiro. Uma delas é Snickers, como na campanha abaixo, também desenvolvida pela AlmapBBDO.
Imagem de topo: Sandro Schuh/ Unsplash
Compartilhe
Veja também
Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers
Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público