Giovanni+DraftFCB promete aquisições

Buscar

Giovanni+DraftFCB promete aquisições

Buscar
Publicidade

Comunicação

Giovanni+DraftFCB promete aquisições

Diretores da agência pretendem melhorar percepção junto ao mercado

Preencha o formulário abaixo para enviar uma mensagem:


7 de junho de 2011 - 11h19

Você não ouviu falar da Giovanni+Draftfcb nos últimos anos na mesma medida de agências do mesmo porte. Mas isso deve mudar se Aurélio Lopes, CEO da rede para América Latina, levar a cabo seu plano para ampliar a qualidade do trabalho criativo da agência e — principalmente — a percepção do mercado sobre ele. “Passamos os últimos quatro anos olhando para dentro, para consolidar a fusão da Draft com a FCB e a integração operacional do negócio. No final do ano passado, concluímos que este assunto estava resolvido, e que havia chegado a hora de olhar para fora e dar visibilidade ao que fazemos”, afirma o executivo.

Um dos primeiros passos é a reestruturação da linha de comando da agência, com destaque para a já anunciada contratação de Pedro Cruz (ex-Africa) como vice-presidente de planejamento. Na criação, a agência estabeleceu um trio de diretores executivos, que já estavam na casa e que respondem a Adilson Xavier, presidente e diretor nacional de criação. São eles Ricardo John, responsável pela publicidade online e off-line do escritório de São Paulo; Cristina Amorim, que tem o mesmo papel no Rio de Janeiro; e Rui Piranda, que cuida do trabalho das outras disciplinas, como marketing direto, shopper marketing e branding.

Além disso, Patrícia Marinho, vice-presidente de atendimento, passa a acumular a responsabilidade de ampliar a área de marketing e relações públicas da agência — que cuidará desses segmentos tanto para clientes quanto para a própria agência. “O relações-públicas passa a ser uma disciplina da agência a ser ofertada aos clientes, como parte do desafio da Draftfcb¬ de atendermos todos os segmentos, mas com especialidade em cada um”, avisa Lopes. Quanto ao marketing de si mesma, a agência lançará campanha institucional no segundo semestre para tentar melhorar a percepção de clientes, prospects, influenciadores, mercado e funcionários. “Éramos tímidos e resolvemos mostrar a cara”, avalia Lopes.

Sob o ponto de vista de negócios, a Giovanni+Draftfcb reporta alta de 20% em seus resultados de 2010, apesar de o ranking Agências & Anunciantes, publicado em 31 de maio por Meio & Mensagem, mostrar queda de 3% no faturamento com compra de mídia. Na 19a colocação no ranking de 2010, a agência informa que a compra de mídia representa apenas 45% de suas receitas. “A TIM é um de nossos maiores clientes, mas na área de marketing de relacionamento, que não conta no ranking”, pondera Lopes. Seu objetivo é repetir o crescimento de 20% em 2011 e dobrar o seu faturamento até 2013. Dentre as conquistas recentes estão Barra Shopping, Hope Lingerie, Jack Daniels e duas universidades do Grupo Cruzeiro do Sul, além de ganhar espaço nas contas de HP, Sky e Kraft. Sem contar Miller, marca de cerveja que virá para o Brasil e possivelmente será atendida pela agência, por alinhamento.

Os planos de Lopes passam ainda por ao menos duas aquisições nos próximos três anos. “Espero anunciar até o final deste ano, ou no mais tardar no primeiro trimestre de 2012, ao menos uma dessas empresas”, avisa. A Giovanni+Draftfcb avalia compras em dois segmentos. Na publicidade, o foco é uma agência de porte médio que atenda as contas complementares — Lopes se queixa da falta de clientes nos segmentos de cerveja e automobilístico. A segunda frente de avaliação é a das agências especializadas, capaz de ampliar sua oferta de serviços, como na área de shopper marketing, por exemplo. “Temos namoros nessas duas frentes”, garante o executivo.

Segundo Lopes, que é o principal dirigente da rede para a América Latina, o Brasil é o segundo maior mercado para mundial para a Draftfcb, posição conquistada em 2010. Já a América Latina representa 8% das receitas. Com cadeira no board global, ele aponta que o objetivo da rede é estar entre as cinco maiores nos nove principais mercados em que atua.
 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Pesquisa aponta os profissionais de RP mais admirados do Brasil

    Pesquisa aponta os profissionais de RP mais admirados do Brasil

    Veja quais são os líderes de menções de acordo com o estudo PR Scope 2023, que consolidou rankings de executivos de empresas e profissionais de agências

  • Relembre todos os Grand Effies entregues pelo Effie Awards Brasil

    Relembre todos os Grand Effies entregues pelo Effie Awards Brasil

    Reveja as campanhas que foram destaque no prêmio realizado por Meio & Mensagem desde 2008