A carreira publicitária de Evaristo Costa
Mais de um ano depois de deixar jornalismo da Globo, profissional já fez parcerias com Ponto Frio, Netflix, Rico e, agora, estreia em ação para a fabricante de temperos Kitano
Há quase um ano e dois meses, Evaristo Costa se despediu do público que o acompanha diariamente na apresentação do Jornal Hoje para uma nova jornada profissional. Após quase 15 anos de TV Globo, o profissional decidiu morar fora do Brasil e investir ainda mais na interação com o público via redes sociais, nas quais já era uma influente personalidade (atualmente, ele tem 5,8 milhões de seguidores no Instagram e 1,9 milhão no Twitter). A interrupção da carreira jornalística também abriu caminho para que Evaristo iniciasse parcerias comerciais com marcas.
Nessa semana, o público começa a ver Evaristo em mais uma campanha publicitária. A Kitano, marca de temperos e especiarias da General Mills, aproveita a carreira jornalística de Evaristo ao apresenta-lo em comerciais garantindo que os produtos 100% naturais da marca não são “fake news”. Criada pela Ampfy e com produção da Fantástica Filmes, a campanha da Kitano é veiculada nas redes sociais – território de influência de Evaristo. Veja:
Assim como a Kitano, outra marca também explorou a profissão de Evaristo ao utiliza-lo como garoto-propaganda. A empresa digital de investimentos Rico contratou Evaristo para desmistificar a imagem dos investidores. Na comercial, o profissional mostra suas roupas e jeito informal e diz que, assim como um jornalista pode ser um influenciador digital, um investidor também não precisa ser um executivo engravatado. A campanha foi criada pela Fbiz e, além do comercial na TV, Evaristo também participou de filmes do Youtube falando sobre investimentos.
No final de 2017, a Netflix convidou Evaristo Costa para, mais uma vez, vestir a camisa de jornalista de bancada. A ação publicitária divulgava o filme “Bright”, protagonizado por Will Smith e colocou o jornalista em um “plantão”, para noticiar os acontecimentos mais importantes da produção. A campanha foi criada pela AKQA e produzida pela O2.
A estreia na publicidade
A primeira marca a utilizar Evaristo em uma ação comercial após a saída do profissional da Globo foi o Ponto Frio, que aproveitou o forte engajamento do jornalista nas redes sociais. A ação, realizada na Black Friday do ano passado, conectou o perfil de Evaristo com o Pinguim, personagem do Ponto Frio nas redes sociais, em uma ação que ganhou o nome de #DescomplicaEva. Após várias trocas de mensagens, Evaristo apareceu em comerciais da campanha e também fez um live, na qual divulgava as principais ofertas.
Posteriormente, o jornalista seguiu parceiro da marca, participando de outras ações. Uma delas aconteceu no Dia das Mães deste ano, quando ele comandou um “game show” nas redes sociais.