Anhanguera reposiciona marca com “Vem Por Aqui”

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Comunicação

Anhanguera reposiciona marca com “Vem Por Aqui”

Instituição deixa produto de lado na comunicação, adota visão life centric e ensino adaptativo para convidar público a dar próximo passo na vida


19 de outubro de 2023 - 11h40

Campanha Anhanguera "Vem por aqui"

Triângulo, ícone da marca, ganha nova função, apresentando um senso de direção e movimento para o conceito “Vem por Aqui” (crédito: divulgação)

A partir do propósito de impulsionar as pessoas a construírem uma melhor versão de si, a Cogna inicia nesta segunda-feira, 16, um novo capítulo da estratégia de marketing da Anhanguera. A instituição de ensino do grupo educacional é focada em cursos livres, profissionalizantes, técnicos, graduação, pós-graduação e Educação para Jovens e Adultos (EJA). O reposicionamento, desenvolvido em parceria com a Wunderman Thompson, apresenta o conceito “Vem Por Aqui”, e propõe guiar os estudantes em sua jornada acadêmica.

Menos de 25% dos jovens de 18 a 24 anos acessam o ensino superior no Brasil, segundo dados do Censo da Educação Superior 2022. Cerca de 75% das pessoas dessa faixa etária não ultrapassaram a educação básica, sendo que 43,4% conseguiram concluir o ensino médio. Do total de 22,5 milhões de jovens de 18 a 24 anos no País, 21,2% largaram o ensino médio, 9,9% ainda frequentam o ensino médio e 1,2% ainda frequentam o ensino fundamental.

“A forma de comunicar muda. Deixa de ser focada no curso e se torna life centric. Como a Anhanguera vai te ajudar a dar o próximo passo na vida, seja um curso profissionalizante, uma graduação. Diarista, motoboy, garçom acham que estudar é algo distante. Queremos mostrar que podem, sim, e se estudarem, a vida vai melhorar”, resume Leonardo Queiroz, sócio e vice-presidente de crescimento da Cogna, detentora da Anhanguera. A rede possui um milhão de alunos e 85% deles são a primeira pessoa da família a fazer graduação.

A campanha é dividida em duas fases. A primeira apresenta o novo posicionamento da Anhanguera e pretende criar conscientização. O plano de mídia inclui estratégia nacional, regional e local em OOH, rádio, mídias digitais e TV. Na segunda fase, a partir de janeiro, serão lançados 10 vídeos que procuram mostrar, na prática, como as ofertas educacionais da Anhanguera podem se encaixar no momento de vida das pessoas, seja curso superior, profissionalizante ou de aperfeiçoamento. As produções mostrarão os distintos perfis que a empresa pretende atrair.

O triângulo, ícone da marca, ganha nova função, apresentando um senso de direção e movimento para o conceito “Vem por Aqui”, se materializando em elementos gráficos, tanto no físico quanto no digital. “Buscamos algo proprietário, que nos aproximasse do público e nos distanciasse da categoria. Saímos do produto e vamos para o propósito. O triângulo pictórico pode indicar a direção, numa linguagem pop, que apresenta a elasticidade do portfólio da Anhanguera”, salienta Michelle Martins Branco, sócia e gerente sênior de comunicação da Cogna.

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