Após guerra com Original, Conar absolve Banco Sofisa
Conselho de Ética arquivou processo movido contra a campanha que fazia provocação à instituição financeira concorrente
Após guerra com Original, Conar absolve Banco Sofisa
BuscarApós guerra com Original, Conar absolve Banco Sofisa
BuscarConselho de Ética arquivou processo movido contra a campanha que fazia provocação à instituição financeira concorrente
Bárbara Sacchitiello
29 de setembro de 2016 - 12h36
Depois de chegar a suspender a veiculação da campanha do Banco Sofisa, em maio deste ano, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) julgou o processo nessa terça-feira, 27, e decidiu absolver a instituição financeira de qualquer tipo de punição.
Conar suspende campanha do banco Sofisa
Em maio, o Conar abriu um processo para avaliar a campanha publicitária do Banco Sofisa, que promovia o serviço Sofisa Direto. Assinada pela agência Santa Clara,a campanha ironizava a publicidade do concorrente, Banco Original, atribuindo para si o título de primeiro banco online do Brasil. A campanha do Sofisa, publicada em jornais de grande circulação, trouxe ainda os mesmos elementos da publicidade do Banco original, inclusive a pista de corrida e a figura de Usain Bolt, garoto propaganda do concorrente.
Na época, o Conar avaliou que a campanha poderia prejudicar o público espectador por confundir as duas instuições e recomendou a suspensão imediata dos anúncios do banco. O caso, no entanto, só foi avaliado pelo Conselho de Ética do órgão nessa semana, que decidiu arquivar o processo e liberar a veiculação das peças, caso o anunciante ainda queira exibir a campanha.
Quando o Conar pediu a suspensão da campanha, em maio, a reportagem de Meio & Mensagem entrou em contato com o Banco Sofisa, que declarou que a instituição estava segura de que a linha da campanha publicitária seguiu as regras e requisitos legais da propaganda.
Compartilhe
Veja também
WPP fortalece parceria com a Universal Music Group
Por meio da união, clientes globais da holding terão acesso a soluções de música e entretenimento, desenvolvidas com base em dados
Pesquisa coloca em xeque antagonismo entre awareness e performance
Estudo realizado pela Suno United Creators a pedido do SoftBank aponta que campanhas de performance têm potencial para construir marca