Assinar

Após guerra com Original, Conar absolve Banco Sofisa

Buscar

Após guerra com Original, Conar absolve Banco Sofisa

Buscar
Publicidade
Comunicação

Após guerra com Original, Conar absolve Banco Sofisa

Conselho de Ética arquivou processo movido contra a campanha que fazia provocação à instituição financeira concorrente


29 de setembro de 2016 - 12h36

Sofisa-nota

Anúncios veiculados em jornais faziam uma ironia com as peças do Banco Original (Crédito: Divulgação)

Depois de chegar a suspender a veiculação da campanha do Banco Sofisa, em maio deste ano, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) julgou o processo nessa terça-feira, 27, e decidiu absolver a instituição financeira de qualquer tipo de punição.

Em maio, o Conar abriu um processo para avaliar a campanha publicitária do Banco Sofisa, que promovia o serviço Sofisa Direto. Assinada pela agência Santa Clara,a campanha ironizava a publicidade do concorrente, Banco Original, atribuindo para si o título de primeiro banco online do Brasil. A campanha do Sofisa, publicada em jornais de grande circulação, trouxe ainda os mesmos elementos da publicidade do Banco original, inclusive a pista de corrida e a figura de Usain Bolt, garoto propaganda do concorrente.

Na época, o Conar avaliou que a campanha poderia prejudicar o público espectador por confundir as duas instuições e recomendou a suspensão imediata dos anúncios do banco. O caso, no entanto, só foi avaliado pelo Conselho de Ética do órgão nessa semana, que decidiu arquivar o processo e liberar a veiculação das peças, caso o anunciante ainda queira exibir a campanha.

Quando o Conar pediu a suspensão da campanha, em maio, a reportagem de Meio & Mensagem entrou em contato com o Banco Sofisa, que declarou que a instituição estava segura de que a linha da campanha publicitária seguiu as regras e requisitos legais da propaganda.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • WPP fortalece parceria com a Universal Music Group

    WPP fortalece parceria com a Universal Music Group

    Por meio da união, clientes globais da holding terão acesso a soluções de música e entretenimento, desenvolvidas com base em dados

  • Pesquisa coloca em xeque antagonismo entre awareness e performance

    Pesquisa coloca em xeque antagonismo entre awareness e performance

    Estudo realizado pela Suno United Creators a pedido do SoftBank aponta que campanhas de performance têm potencial para construir marca