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Comunicação

Cadbury retira do ar campanha considerada racista

Peça teria comparado Naomi Campbell a uma barra de chocolate, mas referência não teria sido à cor da pele


31 de maio de 2011 - 3h58

Um anúncio criado pela Fallon para a Cadbury no Reino Unido trazia a seguinte frase: “Sai pra lá Naomi, há uma nova diva na cidade”. A peça, que divulgava o chocolate Bliss, foi acusada de racista. Segundo alegação de quem se sentiu ofendido, ela fazia uma referência à cor da pele da modelo Naomi Campbell.

Segundo a revista Campaign, pessoas próximas à campanha afirmaram que a ideia era se referir a Naomi por conta de seu estilo de diva com comportamento “birrento” – e não à raça.

Entretanto, a modelo e o grupo Operation Black Vote acreditam que a referência tinha a ver com a cor da pele. A própria mãe da modelo deu uma declaração de que Cadbury deveria se envergonhar e perceber que estamos no século XXI, e não mais nos anos 50 do século passado. Um porta-voz do Black Vote diz que a piada é “eurocêntrica” e que ela não tem graça para pessoas de pele negra.

Cadbury não teve escolha senão pedir desculpas e retirar de circulação o anúncio. “Não era nossa intenção produzir nenhuma ação de marketing que pudesse ofender qualquer setor da sociedade”, afirmou a empresa em comunicado.
 
A modelo promete processar a marca por conta da campanha. A peça faz parte de uma ação com 15 anúncios, que terão veiculação encerrada até o final desta semana.
 

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