Assinar

Cadbury retira do ar campanha considerada racista

Buscar

Cadbury retira do ar campanha considerada racista

Buscar
Publicidade
Comunicação

Cadbury retira do ar campanha considerada racista

Peça teria comparado Naomi Campbell a uma barra de chocolate, mas referência não teria sido à cor da pele


31 de maio de 2011 - 3h58

Um anúncio criado pela Fallon para a Cadbury no Reino Unido trazia a seguinte frase: “Sai pra lá Naomi, há uma nova diva na cidade”. A peça, que divulgava o chocolate Bliss, foi acusada de racista. Segundo alegação de quem se sentiu ofendido, ela fazia uma referência à cor da pele da modelo Naomi Campbell.

Segundo a revista Campaign, pessoas próximas à campanha afirmaram que a ideia era se referir a Naomi por conta de seu estilo de diva com comportamento “birrento” – e não à raça.

Entretanto, a modelo e o grupo Operation Black Vote acreditam que a referência tinha a ver com a cor da pele. A própria mãe da modelo deu uma declaração de que Cadbury deveria se envergonhar e perceber que estamos no século XXI, e não mais nos anos 50 do século passado. Um porta-voz do Black Vote diz que a piada é “eurocêntrica” e que ela não tem graça para pessoas de pele negra.

Cadbury não teve escolha senão pedir desculpas e retirar de circulação o anúncio. “Não era nossa intenção produzir nenhuma ação de marketing que pudesse ofender qualquer setor da sociedade”, afirmou a empresa em comunicado.
 
A modelo promete processar a marca por conta da campanha. A peça faz parte de uma ação com 15 anúncios, que terão veiculação encerrada até o final desta semana.
 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Banco do Brasil lança campanha com trilha de Lenine e voz de Thalma de Freitas

    Banco do Brasil lança campanha com trilha de Lenine e voz de Thalma de Freitas

    Filme tem criação da agência Nacional Comunicação e estreia no intervalo do Fantástico no domingo (1)

  • Dona Elma conta o segredo de uma vida plena em filme da Minancora

    Dona Elma conta o segredo de uma vida plena em filme da Minancora

    Depois de anunciar a influenciadora de 101 anos como estrela de sua campanha, Minancora lança filme em que ela relembra sua trajetória