Cadbury retira do ar campanha considerada racista
Peça teria comparado Naomi Campbell a uma barra de chocolate, mas referência não teria sido à cor da pele
Cadbury retira do ar campanha considerada racista
BuscarCadbury retira do ar campanha considerada racista
BuscarPeça teria comparado Naomi Campbell a uma barra de chocolate, mas referência não teria sido à cor da pele
Felipe Turlao
31 de maio de 2011 - 3h58
Um anúncio criado pela Fallon para a Cadbury no Reino Unido trazia a seguinte frase: “Sai pra lá Naomi, há uma nova diva na cidade”. A peça, que divulgava o chocolate Bliss, foi acusada de racista. Segundo alegação de quem se sentiu ofendido, ela fazia uma referência à cor da pele da modelo Naomi Campbell.
Segundo a revista Campaign, pessoas próximas à campanha afirmaram que a ideia era se referir a Naomi por conta de seu estilo de diva com comportamento “birrento” – e não à raça.
Entretanto, a modelo e o grupo Operation Black Vote acreditam que a referência tinha a ver com a cor da pele. A própria mãe da modelo deu uma declaração de que Cadbury deveria se envergonhar e perceber que estamos no século XXI, e não mais nos anos 50 do século passado. Um porta-voz do Black Vote diz que a piada é “eurocêntrica” e que ela não tem graça para pessoas de pele negra.
Cadbury não teve escolha senão pedir desculpas e retirar de circulação o anúncio. “Não era nossa intenção produzir nenhuma ação de marketing que pudesse ofender qualquer setor da sociedade”, afirmou a empresa em comunicado.
A modelo promete processar a marca por conta da campanha. A peça faz parte de uma ação com 15 anúncios, que terão veiculação encerrada até o final desta semana.
Compartilhe
Veja também
Galisteu faz alusão a Senna em nova ação de marketing da Fiat
Apresentadora é convidada para dirigir o novo FastBack Híbrido e comenta sobre sua história com o piloto
Biteland anuncia expansão com operações em Nova York e Madri
Objetivo do estúdio, fundado pelo diretor Flávio Melgarejo, é ampliar o atendimento a clientes globais