Chapa Preta assume diretoria do Clube de Criação
É a primeira vez que a entidade terá uma diretoria 100% negra; Joana Mendes e Gabriela Moura assumem como presidente e vice, respectivamente
Chapa Preta assume diretoria do Clube de Criação
BuscarChapa Preta assume diretoria do Clube de Criação
BuscarÉ a primeira vez que a entidade terá uma diretoria 100% negra; Joana Mendes e Gabriela Moura assumem como presidente e vice, respectivamente
Isabella Lessa
25 de outubro de 2021 - 19h51
Formada somente por profissionais negras e negros — e encabeçada por duas mulheres pretas e LGBTQIA+, Chapa Preta assume diretoria do Clube de Criação (Crédito: Divulgação)
A Chapa Preta venceu a eleição realizada online nesta segunda-feira, 25, e assume a diretoria do Clube de Criação pelo próximo biênio. Joana Mendes, fundadora da YGB, assume como presidente, enquanto Gabriela Moura, creative data leader da Soko, assume como vice-presidente.
É a primeira vez na história do Clube que uma delegação 100% negra comanda a diretoria da entidade. O grupo concorreu com a Chapa 2, encabeçada por Wal Tamagno, sócio da Alice Filmes e que tinha Luciana Haguiara, diretora executiva de criação da Media.Monks, como vice-presidente.
“Não temos palavras para expressar quão felizes estamos em fazer esse movimento histórico no mercado publicitário nacional. Somos muito gratos a quem esteve conosco ao longo desse processo de campanha, seja apoiando publicamente e, principalmente, votando em nossa chapa. Queremos que esse seja o primeiro passo de uma jornada incrível para todas e todos, como sempre foi o nosso objetivo. Estamos reescrevendo a história juntos”, disseram os integrantes da chapa, em comunicado. Saiba mais sobre as propostas da nova diretoria aqui.
Completam a Chapa Preta os profissionais: Israel Bastos e Robson Rodriguez (diretores administrativos), Epaminondas Paulino e Heitor Caetano (diretores de cultura), Erick Wilmer e Jessyca Silva (diretores de divulgação), Alan de Sá e Renan Damascena (diretores de editorial), Pedro Balle e Thamara Pinheiro (diretores de relações sociais) e Marcelo Augusto e Mariana Mendes (diretores secretários).
A Chapa Preta conquistou 130 dos votos válidos, enquanto a Chapa 2 recebeu 63 dos votos válidos e já declarou seu apoio à nova diretoria do Clube de Criação: “Hoje perdemos uma eleição, mas sabemos que todo o mercado ganha. Formamos a nossa Chapa estabelecendo o compromisso de mudar o Clube de Criação. Reunimos um grupo determinado a fazer o que fosse preciso para trazer mais diversidade e inclusão e desenvolvemos propostas para assegurar isso para o presente e futuro do Clube. Com o passar do tempo, a Chapa Preta se formou e fez uma campanha forte e consistente. O resultado de hoje é um marco histórico para o Clube de Criação e traz a confiança de que a mudança que tanto queremos vai acontecer. Seguimos acreditando que essa mudança é uma responsabilidade de todos e esperamos que todas as pessoas e agências que apoiam esse movimento tão importante continuem agindo para que a nossa indústria evolua. Também seguimos acreditando na construção de pontes e por isso nos colocamos desde já com total disposição para contribuir com esta nova gestão, que já começa gigante. Parabéns, Chapa Preta. Estamos felizes com a vitória de vocês, contem com o nosso apoio”.
*Crédito da imagem no topo: AlessandroBiascioli/Shutterstock
Compartilhe
Veja também
Confiança criativa está diminuindo, indica The State of Creativity 2025
Elaborado pela Lions Advisory, relatório ressalta ela está sendo abalada pela incapacidade de desenvolver insights de qualidade e pela falta de agilidade cultural
Ana Maria Braga coloca a PPK na mesa em ação de Gino Canesten
Iniciativa é parte do movimento criado pela Droga5 para a marca estimular as mulheres a falarem abertamente sobre saúde íntima