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Comunicação

Como a IA vem sendo implementada na comunicação das empresas

Pesquisa feita pela Aberje em parceria com a Cortex aponta que 76% das empresas já integram a IA em sua operação


3 de outubro de 2024 - 16h34

tratado ai

(Crédito: Anggalih Prasetya-shutterstock)

As empresas do Brasil já vêm incorporando a inteligência artificial em sua atuação cotidiana, especificamente na área de comunicação.

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) em parceria com a Cortex, apontou que 58% das empresas, de diferentes setores, já exploram a tecnologia de IA em seus setores de comunicação.

O estudo mapeou 100 diferentes organizações, de diversos segmentos e diferentes locais do Brasil, para avaliar como está a evolução do implemento da nova tecnologia.

De forma geral, 76% das empresas estão integrando a cultura de IA em suas operações.

Entre o percentual (58%) das empresas já que já utilizam a IA para sua comunicação, 47% dizem que a usam para a criação de conteúdo, enquanto 40% citaram que a IA ajuda a gerar insights, enquanto 39% apontam que a tecnologia ajuda a ampliar a produtividade.

A pesquisa apontou, ainda, que a inteligência artificial também já começa a ser utilizada na combinação de dados (28%); na análise de dados (32%), na identificação de tendências (21%), na realização de pesquisas (18%) e na projeção de resultados (5%).

O levantamento apontou, ainda, que as empresas brasileiras estão utilizando a IA para a produção de textos voltados à comunicação, análise de mercado e gestão de reputação.

Quais os benefícios do uso da IA?

A pesquisa da Aberje também questionou as empresas a respeito dos principais benefícios que enxergam no uso de inteligência artificial.

Em primeiro lugar, citado por 87% dos respondentes, ficou o aumento da produtividade. Depois, ficou a redução de custos (com 55% das citações), seguida pela agilidade no reaproveitamento de conteúdos (51%).

Da mesma forma, o monitoramento também questionou as empresas sobre os maiores desafios na implementação da IA. Para 56% dos respondentes, a falta de precisão e a desinformação são os principais obstáculos.

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