Criativos escolhem as melhores campanhas brasileiras do ano
Líderes das maiores agências do País colocam “Novos Beijos Icônicos”, da Gut para Mercado Livre, no topo do ranking; confira as 20 mais votadas
Criativos escolhem as melhores campanhas brasileiras do ano
BuscarCriativos escolhem as melhores campanhas brasileiras do ano
BuscarLíderes das maiores agências do País colocam “Novos Beijos Icônicos”, da Gut para Mercado Livre, no topo do ranking; confira as 20 mais votadas
Alexandre Zaghi Lemos
22 de dezembro de 2021 - 13h10
Ao som de “Colors”, do duo de soul psicodélico norte-americano Black Pumas – que surgiu em Austin, berço do SXSW –, casais formados por pessoas LGBTQIA+ recriaram beijos clássicos da cultura pop no filme “Novos Beijos Icônicos”, criado pela Gut para ativar o patrocínio do Mercado Livre à Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, eleito como Campanha do Ano de 2021 na tradicional enquete realizada por Meio & Mensagem pelo décimo ano consecutivo. Para a construção do ranking, a reportagem ouviu 85 presidentes, vice-presidentes ou diretores de criação das principais agências instaladas no Brasil, entre os dias 7 e 17 de dezembro.
Foi pedido a cada um deles (veja no final desta página os nomes de todos os eleitores) que fizessem listas individuais com as dez melhores ações de comunicação, em ordem de preferência. Desta forma, atribuiu-se 10 pontos para a indicada em primeiro lugar, 9 pontos para a segunda, e, assim, sucessivamente, até 1 ponto para a décima. Alguns selecionaram menos campanhas, mas a maioria enviou votos completos. Os votantes não puderam escolher campanhas de sua agência nem ações nas quais tenham se envolvido. Fora isso, valiam campanhas integradas, comerciais para televisão, anúncios de mídia impressa, ações digitais, out-of-home e dirigidas a outras mídias. No ranking das mais votadas, foram consideradas ações veiculadas em 2021 ou iniciadas no ano passado, desde que não tenham figurado na lista de melhores de 2020.
Nos casos de empate, o critério de desempate foi o de maior número de indicações pelos votantes. Algumas campanhas já destacadas no ano passado voltaram a ser bem votadas, como “Marca na lata”, da Soko para Guaraná Antarctica, e “Doritos Wasabi”, da AlmapBBDO para PepsiCo, respectivamente terceira e quarta colocada no ranking anterior. Também estava inelegíveis duas vencedoras de Grand Prix no Cannes Lions de 2021: “Eu sou”, da Y&R para Starbucks, e “Parada no feed”, da Gut para Mercado Livre, que ocuparam a 8ª e a 12ª posições na lista de melhores de 2020, já antevendo o sucesso que fariam neste ano.
Confira, a seguir, as 20 melhores campanhas de 2021:
1ª “Novos Beijos Icônicos”, da Gut para Mercado Livre – 478 pontos
2ª “Novas Fadas”, da Wieden + Kennedy para Nike – 362 pontos
3ª “Salla 2032”, da Africa para House of Lapland” – 267 pontos
4ª “#AvonTáOn”, da Wunderman Thompson para Avon – 169 potnos
5ª “Joga Junto”, da Ogilvy para Nescau – 166 pontos
6ª “A gente banca”, da Suno e VMLY&R para Santander – 163 pontos
https://www.youtube.com/watch?v=lKFQx9IZFQQ
7ª “Festa do Pijama no BBB”, da DPZ&T para McDonald’s – 147 pontos
8ª “Cabelo Cremoso”, da Africa para Brahma – 94 pontos
https://www.youtube.com/watch?v=5Or2ADPf4cE
9ª “Privacidade”, da Africa para Itaú – 89 pontos
https://www.youtube.com/watch?v=BjeR1wZmI-g
10ª “Marz Edition”, da Africa para Heinz – 87 pontos
11ª “Hidden Spots”, da Gut para Heinz – 80 pontos
12ª “Doritos X ACME Co.”, da AlmapBBDO para Doritos – 64 pontos
13ª “Mano a Mano”, da Gana para Spotify – 64 pontos
14ª “Lovers”, da VMLY&R para Casas Bahia – 56 pontos
15ª “Astronauta”, da AlmapBBDO para Johnnie Walker – 51 pontos
16ª “Alfabeto”, da Wunderman Thompson para Coca-Cola – 50 pontos
17ª “O jogo virou”, da AKQA para Free Fire – 48 pontos
18ª “Pequena Princesa”, da AlmapBBDO para O Boticário – 44 pontos
19ª “Árvore Refugiada”, da Africa para Climate Reality Project – 41 pontos
20ª “Stalker de Apês”, da Estud.io para QuintoAndar – 37 pontos
Criativos eleitores
Os 85 profissionais que escolheram as melhores campanhas de 2021 e suas respectivas agências no mometno do voto (de 07/12 a 17/12): Aaron Sutton (Africa), Alê Prado (Tech and Soul), Alessandra Muccillo (Mutato), Alessandro Bernardo (Artplan), Alexandre Peralta (Africa), Andre Gola (AlmapBBDO), André Kovadloff (Bferraz), Andre Marques (Zmes), Anna Brockes (Accenture Interactive), Anna Martha (FCB), Ariane Polvani (W+K), Armando Araujo (We), Arturo Marenda (Publicis), Benjamin Yung (DPZ&T), Brisa Vicente (Soko), Camila Rodrigues (W+K), Carla Cancellara (Artplan), Christian Fontana (We), Claudia Pimenta (Ogilvy), Daniel Magri (Tech and Soul), Daniel Ottoni (TracyLocke), Daniela Ribeiro (Publicis), Danilo Janjacomo (Dentsu), David Romanetto (Heads), Diego Ferrite (Talent Marcel), Dogura Kozonoe (Ampfy), Douglas Reis (DPZ&T), Eco Moliterno (Accenture Interactive), Edgard Gianesi (David), Eduardo Camargo (Mutato), Fabiano Pinel (Fbiz), Fabio Ludwig (WMcCann), Fabio Mello (Jotacom), Fabio Mozeli (DPZ&T), Felipe Andrade (Cheil), Felipe Cury (Africa), Felipe Silva (Gana), Fernando Bartolo (Dojo), Flávio Waiteman (Tech and Soul), Fred Siqueira (Ampfy), Gabriel Araujo (Ogilvy), Gabriel Sotero (Wunderman Thompson), Guiga Giacomo (Media.Monks), Gustavo Bastos (Onzevinteum), Hugo Rodrigues (WMcCann), Icaro de Abreu (Fbiz), João Caetano Brasil (Grey), João Passarinho Netto (Jotacom), Keka Morelle (Wunderman Thompson), Kika Botto (Media.Monks), Laura Esteves (Galeria), Luis Constantino (Oliver), Luis Figueiredo (Publicis), Marcello Noronha (Artplan), Marcelo Nogueira (AlmapBBDO), Marcelo Prista (Z515), Marcelo Reis (Leo Burnett Tailor Made), Marcelo Rizerio (FCB), Marcio Fritzen (Ogilvy), Marco “Pernil” Giannelli (AlmapBBDO), Mariana Albuquerque (Media.Monks), Marie Julie (AKQA), Marilu Rodrigues (Lew’Lara\TBWA), Matias Menendez (AKQA), Mauro Ramalho (R/GA), Pedro Araújo (FCB), Pedro Perurena (W3haus), Pedro Utzeri (Leo Burnett Tailor Made), Philippe Daijo (Galeria), Rafael Merel (Heads), Rafael Pitanguy (VMLY&R), Rafael Ziggy (Soko), Renata Leão (David), Roberta Harada (Wunderman Thompson), Rodolfo Sampaio (Moma), Rodrigo da Matta (Lew’Lara\TBWA), Rodrigo Lugato (Talent Marcel), Saulo Mileti (Oliver), Sergio Mugnaini (SunsetDDB), Sleyman Khodor (Lew’Lara\TBWA), Tati Piovezam (Arc), Thiago Lins (CP+B), Vinicius Facco (New Vegas), Vinicius Stanzione (Leo Burnett Tailor Made) e Wilson Mateos (11:11).
Compartilhe
Veja também
WPP fortalece parceria com a Universal Music Group
Por meio da união, clientes globais da holding terão acesso a soluções de música e entretenimento, desenvolvidas com base em dados
Pesquisa coloca em xeque antagonismo entre awareness e performance
Estudo realizado pela Suno United Creators a pedido do SoftBank aponta que campanhas de performance têm potencial para construir marca