As 20 melhores campanhas de 2020 para os criativos

Buscar

As 20 melhores campanhas de 2020 para os criativos

Buscar
Publicidade

Comunicação

As 20 melhores campanhas de 2020 para os criativos

Enquete com líderes das maiores agências do País mostra “Fica só entre vocês”, da AlmapBBDO para WhatsApp, no topo do ranking de 2020


14 de dezembro de 2020 - 14h09

“Fica só entre vocês”, da AlmapBBDO para WhatsApp, foi a campanha com maior pontuação na enquete (Crédito: reprodução)

A publicidade brasileira nunca enfrentou um ano com tantas limitações como 2020. Foi preciso criatividade e agilidade para se adaptar a cenários adversos como os de isolamento social de parte da população, menor circulação de pessoas nas vias públicas e considerável diminuição de espaços e possibilidades para ações de ativação, além da diminuição nos orçamentos dos anunciantes, parte da população com restrições de consumo e um público mais sensível e abalado pela cruel realidade imposta pela Covid-19.

Mesmo assim, a lista de melhores campanhas do ano, consolidada após enquete com líderes criativos, que Meio & Mensagem realiza pelo nono ano consecutivo, mostra a vitalidade do setor, que atravessou o período mantendo sua ousadia e sensibilidade. Para a construção do ranking, a reportagem ouviu 86 presidentes, vice-presidentes ou diretores de criação das principais agências instaladas no Brasil, entre os dias 30 de novembro e 9 de dezembro. Foi pedido a cada um deles (veja no final desta página os nomes de todos os eleitores) que fizessem listas individuais com as dez melhores ações de comunicação, em ordem de preferência. Desta forma, atribuiu-se 10 pontos para a indicada em primeiro lugar, 9 pontos para a segunda, e, assim, sucessivamente, até 1 ponto para a décima. Alguns selecionaram menos campanhas, mas a maioria enviou votos completos e 170 ações foram mencionadas por pelo menos um jurado.

Os votantes não puderam escolher campanhas de sua agência nem ações nas quais tenham se envolvido. Fora isso, valiam campanhas integradas, comerciais para televisão, anúncios de mídia impressa, ações digitais, out-of-home e dirigidas a outras mídias. No ranking das dez mais votadas, foram consideradas ações veiculadas em 2020 ou iniciadas no ano passado, desde que não tenham figurado na lista de melhores de 2019 (https://bit.ly/3qIkKhr).

A campanha “Veio pra ficar”, da Wunderman Thompson para Avon, por exemplo, chegou a ser votada em 2019, mas não conseguiu pontos suficientes para figurar no ranking. Neste ano, a campanha ganhou novos desdobramentos, sua repercussão aumentou e o case conquistou o Grand Effie do Effie Awards Brasil 2020. Com isso, aparece em 9º lugar entre as campanhas mais pontuadas, empatada com “Natal em julho”, da David para Burger, ambas com 104 pontos.

1ª – “Fica só entre vocês”, da AlmapBBDO para WhatsApp – 228 pontos

2ª – “HerShe”, da BETC/Havas para Hershey’s – 199 pontos

3ª – “Marca na lata”, da Soko para Guaraná Antarctica – 180 pontos

4ª – “Doritos Wasabi”, da AlmapBBDO para PepsiCo – 153 pontos

5ª – “#MeuPaiPresente”, da DPZ&T para Natura – 145 pontos

6ª – “Responsible billboard”, da Africa para Ambev – 142 pontos

7ª – “Somos mais juntos”, da Wieden + Kennedy para Facebook – 115 pontos

8ª – “Eu sou”, da Y&R para Starbucks – 114 pontos

9ª – “Veio pra ficar”, da Wunderman Thompson para Avon – 104 pontos

9ª – “Natal em julho”, da David para Burger King – 104 pontos

11ª – “Fresh drops”, da Wieden + Kennedy para Sprite – 97 pontos

12ª – “Parada no feed”, da Gut para Mercado Livre – 82 pontos

12ª – “Cartão de infidelidade”, da Suno para Santander – 82 pontos

14ª – “Normal não. Melhor”, da Wieden + Kennedy para Nike – 74 pontos

15ª – “A lenda se superou”, da Leo Burnett Tailor Made para Fiat – 73 pontos

16ª – “Tá tudo bem”, da Wieden + Kennedy para Facebook – 71 pontos

17ª – “Orgulho não se cancela”, da AlmapBBDO para Doritos/PepsiCo – 68 pontos

18ª – “Pelados e refrescados”, da da Wieden + Kennedy para Sprite – 62 pontos

19ª – “Cada pedacinho aproxima”, da Wieden + Kennedy para Lacta – 61 pontos

20ª – “#LetHerRun”, da Africa para Sportv – 60 pontos

Criativos eleitores
Os 86 profissionais que escolheram as melhores campanhas de 2020 e suas respectivas agências no momento do voto (de 30/11 a 09/12): Alan Strozenberg (Z515), Alessandra Muccillo (Mutato), Alessandro Bernardo (Artplan), Alexandre Peralta (Africa), André Gola (AlmapBBDO), Andrea Siqueira (BETC/Havas), Armando Araujo (We), Arturo Marenda (Publicis), Benjamin Yung Jr (Suno), Bernardo Cople (Propeg), Carlos Schleder (DPZ&T), Caroline Bassi (iProspect), Christian Fontana (We), Claudia Pimenta (Ogilvy), Claudio Lima (Cheil), Daniel Poletto (Suno), Daniela Ribeiro (Artplan), Danilo Janjacomo (Isobar), Deny Zatariano (REF+), Diego Wortmann (Ogilvy), Domenico Massareto (Publicis), Duda Bom Queiroz (W3Haus), Edgard Gianesi (David), Eduardo Camargo (Mutato), Eduardo Salles (MullenLowe), Erh Ray (BETC/Havas), Fábio Mello (Jotacom), Fabio Simões (FCB), Felipe Andrade (Jotacom), Felipe Cury (Africa), Felipe Simi (Soko), Fernanda Fontes (Fbiz), Fernando Piccinini (RinoCom), Filipe Cuvero (Dentsumcgarrybowen), Flávio Waiteman (Tech and Soul), Gabriel Sotero (Wunderman Thompson), Gustavo Bastos (Onzevinteum), Gustavo Tirre (Artplan), Gustavo Victorino (Publicis), Hugo Rodrigues (WMcCann), Hugo Veiga (AKQA), Icaro Abreu (Fbiz), Joanna Monteiro (Heads), João Caetano Brasil (EnergyBBDO), João Livi (Talent Marcel), José Neto (Lew’Lara\TBWA), Keka Morelle (Wunderman Thompson), Kevin Zung (WMcCann), Larissa Magrisso (W3haus), Laura Azevedo (BETC/Havas), Laura Esteves (DPZ&T), Leonardo Corvo (Multisolution), Luciana Lins (R/GA), Luciano Frozoni (Z515), Marcelo Nogueira (AlmapBBDO), Marcelo Reis (Leo Burnett Tailor Made), Marcos Medeiros (CP+B), Murilo Melo (Wunderman Thompson), Nayara Lima (R/GA), Paulo Lima (Propeg), Pedro Guerra (Heads), Pedro Prado (Leo Burnett Tailor Made), Pedro Utzeri (Leo Burnett Tailor Made), Rafael Carrieri (Z515), Rafael Donato (David), Rafael Guaranha (SunsetDDB), Rafael Pitanguy (Y&R), Rafael Urenha (DPZ&T), Renata Leão (WMcCann), Renato Zandoná (AKQA), Ricardo Chester (AlmapBBDO), Ricardo John (FCB), Ricardo Leme Lopes (Ogilvy), Roberto Vilhena (Heads), Rodrigo Lugato (Talent Marcel), Rodrigo Tortima (Grey), Rogério Chaves (David), Sergio Mugnaini (SunsetDDB), Sleyman Khodor (Lew’Lara\TBWA), Sophie Schonburg (Africa), Sthefan Ko (iD\TBWA), Talita Cardozo (R/GA), Tiago Abreu (Gut), Vico Benevides (GTB), Vinicius Bellacosa (Jüssi) e Zé Pedro Paz (DZ Estúdio).

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Banco Inter e Talent escalam Tatá Werneck como apresentadora de game show

    Banco Inter e Talent escalam Tatá Werneck como apresentadora de game show

    Agência estreia parceria com o anunciante em comunicação para destacar os serviços financeiros do aplicativo

  • Drogaria São Paulo escala Arnaldo Cezar Coelho

    Drogaria São Paulo escala Arnaldo Cezar Coelho

    Com bordão “Pode isso, Arnaldo”, campanha criada pela agência LVL apresenta serviços e cuidados oferecidos pela rede de farmácia