Assinar

Fernando Diniz assume presidência da DPZ&T

Buscar

Fernando Diniz assume presidência da DPZ&T

Buscar
Publicidade
Comunicação

Fernando Diniz assume presidência da DPZ&T

Rafaela Queiroz, que estava há cinco anos no Facebook, é contratada como vice-presidente de mídia


9 de agosto de 2021 - 9h09

Diniz assume em busca de repor liderança criativa

Até então chief strategy officer, Fernando Diniz assume nesta segunda-feira, 9, a presidência da DPZ&T, após a saída do CEO Eduardo Simon e dos vice-presidentes de criação, Rafael Urenha, e de mídia, Paulo Ilha. O trio de executivos parte para o lançamento de uma nova agência, que terá o Publicis Groupe como sócio minoritário, e será apresentada ao mercado nesta semana. A informação foi revelada pela edição semanal de Meio & Mensagem, que circula para assinantes desde a noite de sexta-feira, 6.

Também nesta segunda, a DPZ&T anuncia a contratação de Rafaela Queiroz, que estava há cinco anos no Facebook, e assume na agência o posto de vice-presidente de mídia.

No mercado publicitário há mais de 20 anos, Fernando Diniz é formado em jornalismo, chegou a ser repórter da Folha de S.Paulo, mas rapidamente migrou para o setor de publicidade. Chegou à DPZ&T justamente no ano da fusão entre DPZ e Taterka, em 2015. Anteriormente, por cinco anos foi head de planejamento na Fbiz. Integrou ainda as equipes de Y&R, TBWA e Loducca. Ele assume o posto de CEO focado em três pilares: “Primeiramente, vamos trabalhar numa agenda de serviços que apoiem nossos clientes neste cenário da nova economia, usando ainda mais os meios digitais e novas tecnologias em seus negócios. O tema ESG, tão importante para acionistas e cada vez mais relevante para o consumidor brasileiro, também será nosso foco de atuação, auxiliando as marcas na estruturação e desenvolvimento de suas políticas. O terceiro ponto de muita importância é focar no que a agência tem de mais valioso, nosso principal ativo: as pessoas e suas carreiras”. Diniz se reporta a Guillaume Epstein, COO da Publicis Groupe no Brasil.

O maior desafio inicial de Diniz é o de repor lideranças e perdas decorrentes das saídas das contas que irão acompanhar Eduardo Simon na nova agência: Itaú, McDonald’s, Natura e, provavelmente, Vivo. No board da agência, após a contratação de Rafaela Queiroz para liderar a mídia, a prioridade agora é um nome para comandar a área de criação. Entre as contas atendidas atualmente que permanecem na agência estão Renault, Ambev, Nestlé, Electrolux, Perdigão, TikTok e Red Bull. De acordo com o ranking do Cenp-Meios, a DPZ&T foi a terceira maior compradora de mídia do País em 2020.

Rafaela Queiroz começou sua carreira no ano 2000, no Mercado Livre, estagiou na W/Brasil e voltou ao setor de plataformas digitais, passando por iG e UOL. Atuou ainda nas equipes de mídia da Euro RSCG, da Sinc e da F/Nazca S&S. Por dois anos, empreendeu na consultoria de imagem pessoal e corporativa ABC do Estilo. Em 2016, voltou às agências, como diretora de mídia e BI da Fbiz. Há cinco anos é agency partner no Facebook, inicialmente trabalhando junto às agências do WPP e, mais recentemente, do Publicis Groupe.

Na manhã desta segunda, Fernando Diniz enviou uma carta a todos os colaboradores da DPZ&T, à qual Meio & Mensagem teve acesso:

Gente querida da DPZ&T,

Começamos agora uma nova fase nesta agência de trajetória tão admirável e inspiradora que todos nós construímos juntos. Como sabem, foi depositada em mim a confiança de suceder a liderança executiva do Edu Simon. Essa mudança não aconteceu da noite pro dia. Foi lapidada por um cuidadoso trabalho em conjunto, incluindo muito planejamento, atenção aos processos e às pessoas. Eu acredito que essa continuidade é, acima de tudo, uma oportunidade fresca e poderosa para todos nós. Eu me sinto muito entusiasmado em inaugurar este novo momento com vocês e, por isso, quero dividir aqui algumas das minhas crenças e visões.

A mais fundamental delas é que empresas são feitas de pessoas, da sua garra, das suas ideias, alegrias e também, de suas humanidades. Por isso, o que pretendo daqui para diante é imprimir uma gestão que privilegie as pessoas, suas carreiras, suas vidas, seus desafios, ambições e conquistas. Vamos construir um ambiente que tenha na representatividade e na diversidade a nossa principal fonte de criatividade, com oportunidades de crescimento, incorporando metas particulares e missão corporativa. E que tenha, acima de tudo, alegria, porque felicidade dá lucro e satisfação no trabalho traz eficiência. Muitos já me disseram que isso é algo improvável, pois o mercado e as agências sempre foram do jeito que são. Então, eu quero convidá-los a fazer comigo o improvável. Vamos unir a prática da efetividade ao prazer da afetividade.

Outra visão que quero trazer é que somos uma empresa poderosa, que é parte de um grupo poderoso. Da mesma forma, temos grandes clientes e atingimos milhões de pessoas em termos de audiência. Somado a isso, temos um número enorme de talentos aqui dentro. Se temos tanto poder, temos também a responsabilidade de colocar na rua mensagens capazes de impactar a sociedade positivamente, ao mesmo tempo que ajudamos nossos clientes a ter sucesso em seus empreendimentos. Por isso, vamos abraçar o tema ESG (Enviroment, Social, Governance), que se tornará cada vez mais importante para a sociedade e para os negócios de nossos clientes e da nossa agência.

Por fim, não há como sermos os melhores parceiros de negócios de nossos clientes se não formos uma agência da nova economia. Criatividade e tecnologia precisam caminhar juntas e aplicadas ao negócio e não apenas à publicidade. Temos que ter em mente que o sucesso dos nossos clientes em atuar nesse cenário é o nosso sucesso também. Portanto, vamos somar ao brilhante trabalho que fazemos de comunicação, uma camada de performance nos negócios digitais.

Na sequência desse caminho de sucesso que temos trilhado na DPZ&T, continuam a ser valores imprescindíveis a ousadia, co-autoria, compromisso com a mudança, respeito, transparência e compromisso com a diversidade. Minha visão é que as lideranças prezarão o diálogo e as trocas entre colaboradores, e meu canal de comunicação estará sempre aberto às dúvidas, sugestões e conversas criativas. 

Já tenho muito orgulho e satisfação deste novo capítulo que escreveremos lado a lado. Muito obrigado pela confiança, pelo calor humano – ainda que a distância – e por dividirem com tanto empenho e capricho a inteligência, o talento e as habilidades que alçaram a DPZ&T às principais agências do Brasil.
Darei o meu melhor nessa nova jornada. E saibam que eu honestamente acredito que, juntos, nós podemos realizar o que todos chamam de improvável.

Um abraço carinhoso,
Diniz

Egresso da Taterka, Eduardo Simon estava na presidência da DPZ&T desde a fusão entre DPZ e Taterka, em 2015. No final de semana, ele se despediu da equipe da agência com a carta abaixo, à qual Meio & Mensagem teve acesso:

Time querido,

Tenho uma importante notícia para compartilhar com todos. Depois de quase seis anos à frente desta agência tão amada, chegou a hora de comunicar o início de um novo ciclo para mim. Em um ano tão desafiador para o nosso país sairei para fazer algo em que acredito e que me deixa especialmente motivado: empreender.

Gostaria de poder dizer isso a vocês pessoalmente, em uma conversa próxima, como fizemos tantas vezes na recepção da agência, mas sabemos que é hora de se cuidar.

Quando comecei o projeto “DPZ&T” ao lado de muitos de vocês, mais do que fazer uma fusão dar certo, eu tinha a missão de fazer da nossa, uma agência com D P Z & T maiúsculos. De revitalizar uma marca tão querida em tempos de constantes revoluções no mercado.

Ao trabalhar dia a dia sem desviar os olhos das nossas crenças a valores, conquistamos reputação e prestígio incontestáveis e criamos uma nova agência. Inovadora, moderna, admirada, reduto dos melhores cases e dos melhores profissionais do mercado. Uma parceira de negócios que realmente tem ajudado a trazer resultados tangíveis para os clientes que escolheram encarar essa jornada com a gente. Uma agência que todo mundo ama.

Juntos honramos o legado que recebemos, mas mais do que isso, reinventamos o futuro dessa agência icônica e deixamos a nossa própria marca em cada job criado aqui. A marca da mudança.

Para mim foi uma realização pessoal e profissional memorável ter tido o privilégio de guiar esta agência e este time tão incrível nesse período. Tenho um enorme orgulho de tudo o que construímos e aprendemos juntos, também de tudo o que pude aprender com cada um de vocês.

Nossa indústria está vivendo um de seus momentos mais desafiadores de sua história, o que requer de todos nós, profissionais de propaganda, uma reflexão profunda sobre o nosso negócio.

É por isso que saio para construir uma nova história ao lado de dois amigos, parceiros e sócios que a DPZ&T me deu: Rafa Urenha e Paulo Ilha. Temos a ambição de poder continuar a contribuir para o crescimento, fortalecimento e reinvenção desse mercado que amamos e em que tanto acreditamos, mas agora em um outro formato.

Diz um escritor de quem gosto muito que a vida é uma sucessão contínua de oportunidades. Neste momento não podemos deixar passar a enorme oportunidade que se apresenta para nós: a de reinventar. De fazer algo novo. Um negócio no qual nossas crenças e valores, base de tudo o que construímos até aqui, possam estar sempre à frente dos números; que seja mais leve, mais ágil e que se adapte rapidamente às transformações que ainda teremos. Um negócio capaz de ajudar a evoluir um mercado em que acreditamos.

Sob todos os aspectos deixo a DPZ&T em seu melhor momento. No auge. De 2015 até aqui nós só crescemos. Mesmo durante um ano tão difícil como 2020, com o esforço individual de todos nós, tivemos resultados incríveis. A despeito de todas as dificuldades que a Covid-19 nos trouxe, juntos conseguimos reverter os obstáculos e fechar nosso ano de forma memorável. E meu mais sincero desejo é que vocês continuem trilhando esse caminho de sucesso, agora sob uma nova liderança.

Encerro esse ciclo com a sensação de missão cumprida e certo que o Fernando Diniz é a pessoa certa para levar adiante o legado das 4 letras mais importante da propaganda brasileira. Boa sorte Diniz!

Chego até aqui com o coração transbordando de gratidão por tudo o que vivi com vocês. Gostaria muito de poder agradecer a cada um nominalmente — e pessoalmente —, mas como não é possível quero aproveitar este e-mail para dizer muito obrigado.

Obrigado pela lealdade dos muitos amigos que fiz aqui.
Obrigado pela paciência de todos vocês nos dias difíceis.
Obrigado pelo talento empregado em prol da nossa agência.
Obrigado pela confiança que sempre depositaram em mim.
Obrigado por terem dado o melhor de cada um.
Obrigado aos que passaram pelo difícil período da fusão e estão conosco até aqui.
Obrigado aos que vieram depois. Aos que já foram. Aos que voltaram. Aos que acabaram de chegar.
Obrigado aos queridos clientes que escolherem a DPZ&T.
Obrigado aos parceiros que estiveram conosco nessa jornada.
Obrigado aos amigos que sempre torceram por nós.
Obrigado Arthur Sadoun por ter depositado em mim a confiança de liderar uma das fusões mais complexas da história da propaganda brasileira. E obrigado a todos na Publicis por todos estes anos ao nosso lado.
Obrigado aos que estiveram comigo lado a lado em cada desafio e problema a ser resolvido.
Obrigado por cada conquista comemorada. Por cada estreia. Por cada job.

Obrigado por sonharem a DPZ&T junto comigo.

Eduardo Simon

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers

    Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers

    Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins

  • Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público