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Comunicação

Humanização e trends: a estratégia da Netshoes nas redes sociais

Iniciativa da marca tem como objetivo aumentar o engajamento e promover um sentimento positivo dos clientes nas principais plataformas


30 de abril de 2025 - 6h07

Netshoes

Campanha da marca nas redes sociais para o Dia das Mães (Crédito: Reprodução)

Atualizada às 10h23

A Netshoes observou um aumento significativo no engajamento de sua comunidade de brand lovers nas redes sociais após adotar uma estratégia de humanização do conteúdo.

Iniciada na Black Friday do ano passado, a estratégia da marca nas redes Instagram e TikTok apostou em produções que envolvem seus colaboradores e as instalações da empresa — incluindo o recém-inaugurado outlet na Zona Norte, dentro da megastore da Magazine Luiza, que também servirá como um estúdio de criação. 

Até agora, já foram ao ar mais de 15 vídeos produzidos, como os conteúdos de Natal e PayDay, com a colaboração de cerca de 50 funcionários.

Acreditando que as plataformas digitais são uma vitrine para o e-commerce, gerando desejo e inspiração nos consumidores, o objetivo é se aproximar ainda mais da Geração Z.

“Entendemos que a Netshoes precisava, de certa forma, se adaptar. Como a humanização é uma tendência no meio digital, nossa proposta é tornar os conteúdos cada vez mais próximos e autênticos. Nossos principais influenciadores, aqueles que realmente transmitem a mensagem para o fã, são os próprios colaboradores”, explica Bruno Molina, gerente de redes sociais e influência.

“Além de trazerem um engajamento 100% orgânico e se aproximarem do viral, esses conteúdos ainda fortalecem a nossa cultura organizacional. Quanto mais você cria conteúdos genuínos, com menos cara de publicidade e com mais espontaneidade, mais público e seguidor acaba vindo para a marca. É o senso de comunidade e geração de desejo e inspiração”, completa.

Criação de conteúdo colaborativa e voluntária

Para a marca, o principal desafio é adaptar a linguagem ao público de cada plataforma, já que algumas trends têm melhor desempenho no Instagram do que no TikTok e vice-versa.

A proposta também é oferecer conteúdos que vão além da publicidade direta de produtos, buscando gerar desejo e identificação com os consumidores.

Para isso, a estratégia envolve um time dedicado, responsável pelo alinhamento de ideias, definição de temas, roteiros e direcionamento criativo.

Já no processo de gravação, que é 100% voluntário e não envolve qualquer pagamento adicional, os colaboradores não têm obrigação de participar e ainda podem contribuir com ideias.

A marca prioriza produções nas quais os funcionários tenham liberdade durante as filmagens.

“Antes de qualquer gravação, a gente conversa previamente com cada pessoa ou com aqueles que se sentem à vontade para participar, justamente para respeitar os limites de cada um. Se alguém não quiser aparecer, tudo bem, não forçamos”, explica Molina.

“A gente procura envolver colaboradores que tenham afinidade com o conteúdo que será produzido e que realmente demonstrem interesse. É delicado quando alguém não se sente confortável, e por isso esse cuidado é essencial”, continua.

“É tudo baseado em realmente vestir a camisa. O pessoal gosta porque se diverte e, no final do dia, também tem os seus 15 segundos de fama, pode engajar a família e os amigos para assistir e comentar”, completa.

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