Ibope: as agências que mais cresceram
Havas tem a maior alta entre as líderes em 2014, após conquistar a conta do Grupo Pão de Açúcar
Havas tem a maior alta entre as líderes em 2014, após conquistar a conta do Grupo Pão de Açúcar
Alexandre Zaghi Lemos
4 de fevereiro de 2015 - 5h33
Com alta de 31%, a Havas Worldwide foi a agência que mais aumentou seu investimento em compra de mídia entre as quinze primeiras do ranking do Ibope Monitor que acaba de consolidar seus dados de 2014.
O instituto considera os valores de tabela cheia divulgados pelos veículos, sem os descontos normalmente negociados por anunciantes e agências, o que resulta em valores absolutos fora da realidade. Entretanto, como usa a mesma metodologia para todos os seus rankings de anunciantes e agências, é uma das referências usadas pelo mercado.
O avanço da Havas é decorrência da conquista da conta do Grupo Pão de Açúcar. Pelo mesmo motivo, a agência foi apontada no mês passado por Meio & Mensagem como a melhor em novos negócios em 2014.
Entre as maiores agências do País também chama a atenção os bons desempenhos no ranking do Ibope de WMcCann (+21%), Africa (+19%) e JWT (+18%). As maiores quedas foram da F/Nazca S&S (-11%), que perdeu a conta da Petrobras; Borghi/Lowe (-7%) e Publicis (-6%).
A agência de maior crescimento em todo o ranking das cinquenta primeiras do País é a Multi Solution, com alta de 84% na compra de mídia. Em 2014, ela passou a atender Mattel, Wizard e Microlins, recuperando-se do baque da perda da Cervejaria Petrópolis em 2012.
Da décima-quinta à trigésima posição, outros destaques são a Giacometti (+77%); a Artplan (+47%), apontada pelo Meio & Mensagem como a melhor em novos negócios em 2013; a Heads (+38%); e a My Propaganda (+38%), house da Hypermarcas. Nessa faixa, a maior queda foi da Neogama/BBH (-16%).
Confira, a seguir, o ranking completo do Ibope Monitor:
Compartilhe
Veja também
Fabricante do Ozempic, Novo Nordisk faz campanha sobre obesidade
Farmacêutica escolhe a iD\TBWA para ação que envolve peças de out-of-home, mídias digitais e mensagens na TV paga
Papel & Caneta lista os 30 agentes de mudança do mercado em 2024
O coletivo também divulga 25 iniciativas, três a mais que a última edição, que transformaram a indústria da comunicação em 2024