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Comunicação

A influência negra na mídia e publicidade

Data Stories, da Kantar Ibope Media, mostra progressivo crescimento da representatividade negra na publicidade


28 de junho de 2023 - 15h37

A população negra representa 56% dos brasileiros segundo dados do IBGE. Logo, com tamanha presença, refletir sobre a representatividades deste grupo nos espaços sociais se torna essencial. Com isso, a 35a edição do Data Stories, estudo mensal da Kantar Ibope Media, aborda o poder de influência negra na mídia e na publicidade.

O levantamento mostra que 41% dos negros costumam seguir marcas nas redes sociais. Além disso, enquanto assistem TV, 43% fazem buscas na internet sobre produtos que são anunciados, e 35% confiam na indicação de produtos pelas celebridades e apresentadores de TV.

Estudo da Kantar mostra progressivo crescimento da representatividade negra na publicidade (Crédito: Nadia Snopek/shutterstock)

O estudo ainda revela que há um progressivo crescimento da representatividade negra nas peças publicitárias e no uso de celebridades que compartilham e representem as causas do grupo.

Ao analisar 95 mil inserções entre junho e agosto do ano passado, a Kantar identificou que 31% das campanhas com pessoas negras são protagonizadas por celebridades. E, entre as celebridades negras que mais aparecem na mídia estão, Iza, Menor Nico, Paulo Vieira, Rebecca Andrade e Taís Araújo.

Já entre as categorias com maior presença de negros nas campanhas estão: telecomunicações, higiene pessoal e beleza.

No jornalismo essa representatividade ainda é pequena. Apesar de serem a maioria da população, no jornalismo os negros ainda são minoria. Segundo dados do Perfil do Jornalista Brasileiro em 2021, apenas 30% dos jornalistas eram pretos e pardos.

Potencial de consumo

A pesquisa da Kantar ainda mostra como o público negro tem alto potencial de consumo. Logo, as marcas que criam conexão com esse público, abrem portas para um público com potencial de consumo enorme, com intenção de compra acima da média da população para diversos produtos, como primeiro automóvel, apartamento ou casa, moto/scooter, tablet, videogame e TV conectada.

Além disso, o estudo revela que no ano passado houve um crescimento de 197% do investimento publicitário da categoria de eventos sociais e culturais, uma das principais altas do período. Um bom exemplo disso foi a Feira Preta, que chegou a sua 20ª edição, com realização no Memorial da América Latina, com exposições de empreendedores e shows musicais.

Protagonismo feminino

Dados do Celebscore, quesito do estudo sobre influência de celebridades na mídia, a Kantar mostram que entre 317 celebridades pesquisadas, 39 delas são negras e, nos atributos de influência e credibilidade, as mulheres negras têm pontuação acima da média da pesquisa.

No geral, a percepção do público é positiva em relação às celebridades pretas/pardas: Iza é a quinta celebridade mais admirada e a terceira no atributo Formadora de Opinião; Lázaro Ramos é 9% maior que a média das celebridades e está na quarta posição na identificação com o segmento Universidades; e Thiaguinho tem 9% mais awareness do que a média e afinidade positiva com seis segmentos de mercado, enquanto Emicida tem mais de 80% de afinidade com o segmento games em relação à média das celebridades.

Além disso, das 150 mulheres pesquisas, 16 são negras, sendo que nove delas – Camila Pitanga, Erika Januza, Iza, Jennifer Nascimento, Lucy Ramos, Pathy Dejesus, Rebecca Andrade, Sharon Menezzes e Taís Araújo – têm nota acima da média em 16 dos 25 atributos, incluindo Credibilidade, Formadoras de Opinião e Admiração.

Nos atributos Especialista, Boa Porta-Voz, Carismática e Vida Saudável, Erika Januza, Iza, Jennifer Nascimento e Rebecca Andrade estão entre as cinco primeiras.

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