Cannes
Publicitários Negros convoca mercado a apoiar jovens em Cannes
No ano passado, festival recebeu uma série de críticas à falta de representatividade no júri e vem tentando responder ao problema
Publicitários Negros convoca mercado a apoiar jovens em Cannes
BuscarNo ano passado, festival recebeu uma série de críticas à falta de representatividade no júri e vem tentando responder ao problema
Taís Farias
10 de abril de 2023 - 12h22
Na última semana, o grupo Publicitários Negros publicou um chamado ao mercado publicitário. A proposta trazida pela iniciativa é a de subsidiar a ida de jovens talentos negros ao Cannes Lions.
Isso porque, em conversas com a entidade e depois das críticas à falta de representatividade no ano passado, a organização do festival ofereceu passes para que os jovens profissionais estivessem lá. No entanto, a participação no evento envolve outros custos.
“Apesar de sabermos que hoje estamos vivenciando uma parte do progresso da indústria criativa e publicitária brasileira, nos deparamos com um novo desafio: custear tudo que envolve uma ida a Cannes para além do passe. Nos restou contar com a ajuda efetiva de quem frequentemente envia seus mais estimados profissionais para o festival: vocês”, aponta a carta do Publicitários Negros.
No ano passado, o coletivo Papel & Caneta colocou no ar uma página direcionada ao CEO do Cannes Lions, Simon Cook, questionando a falta de pessoas negras no time de jurados brasileiros.
A crítica já vinha sendo levantada por outros profissionais e foi reiterada depois da publicação. Na primeira lista publicada, dos 30 profissionais selecionados, só havia um negro: Angerson Vieira.
Após as críticas, o Cannes Lions incluiu seis profissionais negros entre os brasileiros escolhidos para a participar da etapa de avaliação dos shortlists. Os seis jurados convidados fizeram uma avaliação prévia, de forma remota.
Um caso semelhante aconteceu no Young Lions, iniciativa que destaca os trabalhos feitos por jovens profissionais, no ano passado. Os criativos que venceram a etapa brasileira usaram as redes sociais para pedir patrocínio e ajuda para conseguir ir ao festival representar o Brasil.
A dupla Gabriel Rodriguez, creative art director da monkey-land, e Enzo Roncari, diretor de arte da W3Haus, vencedores da etapa nacional na categoria Design, tiveram a ideia de vender cotas de patrocínio em suas roupas para que as empresas apoiassem a viagem.
A Monkey-land, uma das apoiadoras, criou uma página para dar visibilidade ao projeto: Sua Marca em Cannes.
Para 2023, a organização afirmou que pedirá aos participantes da edição que forneçam informações a respeito da composição das equipes envolvidos nos bastidores do trabalho.
Já em janeiro, o Cannes Lions criou o Lions Scholarship, programa de bolsas que visa financiar o aprimoramento e a qualificação de profissionais que fazem parte de grupos subrepresentados na indústria da comunicação. O programa irá custear totalmente a participação de 130 profissionais, de diferentes lugares do mundo, na edição 2023 do Cannes Lions.
Na sexta-feira, 6, a lista completa dos jurados deste ano foi divulgada. O Cannes Lions 2023 acontecerá de 19 a 23 de junho na cidade de Cannes, no sul da França. O valor para inscrever uma campanha ou peça publicitária no festival pode ir de €630 até a €2.600.
As informações para apoiar o projeto do Publicitários Negros estão disponíveis no link.
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