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Comunicação

Inter usa expressões populares para descomplicar a vida financeira

Banco transforma expressões do dia a dia em histórias lúdicas para apresentar soluções do super app


8 de maio de 2025 - 16h18

Campanha dá vida a expressões utilizadas pelos brasileiros para falar de finanças (Créditos: Divulgação)

Em nova campanha para as redes sociais, o Inter utiliza expressões do cotidiano brasileiro para apresentar as soluções do super app do banco. Com o mote “Tem Inter pra isso”, a iniciativa aposta no bom-humor em uma tentativa de se conectar com o público, mostrando que a vida financeira não precisa ser chata e complicada.

A ideia surgiu a partir de uma análise da empresa sobre como o público se relaciona com a vida financeira. “Percebemos que existia um gap entre a forma como as pessoas falam de finanças e como as instituições financeiras falam. Essa questão financeira mexe com a vida de todos os brasileiros, incita muitas emoções, seja para o bem ou para o mal”, explica Andrea Nocciolini, diretora de marketing e branding no Inter.

Segundo o Raio-X do Investidor da Ambima de 2024, cerca de 51% dos brasileiros sofrem com alto nível de estresse por causa das despesas. Os dados são mais alarmantes quando se trata de bem-estar mental: de acordo com o Serasa, 86% da população já sofreu com insônia devido a preocupações com dinheiro.

Observando essas tendências, a marca investigou quais as expressões mais usadas pelos brasileiros para expressarem sua situação financeira nas redes sociais. Tendo como ponto de partida o humor e a conexão emocional, a Inter transformou essas falas em situações literais, dando origem a narrativas lúdicas que ilustram a realidade de muitos brasileiros.

A veiculação principal acontece na televisão, e gira em torno de três histórias diferentes: de uma cabeleireira “enrolada com as contas,” de um fazendeiro que “tira leite de pedra,” e de uma sereia que fica “a ver navios” por não conseguir planejar uma viagem.

“A campanha nasce assim, né? As pessoas dizem ‘tô tirando leite de pedra pra poder investir e realizar um sonho’, e aí o Inter entra como solução dessas dores de como falar sobre dinheiro”, conta Andrea. Os filmes apresentam diferentes benefícios do banco para remediar as dificuldades, entre eles o Super Extrato, o Porquinho e Global Count.

Focada no digital, a campanha contempla diversos ambientes: o fórum, rede social do banco, contará com conteúdos exclusivos, enquanto influenciadores compartilharão histórias reais sobre suas finanças.

“Quarenta e seis por cento das pessoas recorrem às redes sociais para falar de dinheiro, de uma forma mais que tem a ver com humor, que é uma forma mais leve. Então a campanha nasce desse ambiente que é onde as pessoas se sentem à vontade. Isso é muito genuíno e conecta totalmente com o consumidor”, afirma Andrea.

Criada pela  Talent, a campanha também está presente em mídias out-of-home, além de peças nas redes sociais que contam histórias utilizando outras expressões.

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