McDonald’s leva conversas sobre sustentabilidade ao consumidor final

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Comunicação

McDonald’s leva conversas sobre sustentabilidade ao consumidor final

Projeto da Arcos Dorados busca aproximar consumidores das ações da empresa e convidá-los a fazerem mudanças no dia a dia


30 de novembro de 2022 - 6h00

(Crédito: Divulgação)

A Arcos Dorados, franquia que opera o McDonald’s em 20 países da América Latina e Caribe, está trabalhando em uma campanha que busca apresentar as ações da empresa em prol do meio ambiente, além de estimular o público a fazer mudanças no dia a dia para contribuir com um planeta mais sustentável.

Chamado de “Receita do Futuro”, o projeto foi iniciado há seis anos e conta com uma plataforma de mesmo nome que traz conteúdo sobre as atuações da rede em frentes como economia circular e diversidade e inclusão. A campanha que divulga a iniciativa traz a assinatura “Mudando um pouco, mudamos muito” e tem criação da Leo Burnett e da Publicis da Colômbia.

David Grinberg, vice-presidente de comunicação corporativa da Arcos Dorados, conta que a decisão de comunicar o consumidor final sobre as iniciativas de diversidade e meio ambiente da companhia vem da percepção de que, cada vez mais, os clientes levam em consideração a experiência da alimentação como um todo para escolher onde comem.

“Isso vai além da qualidade da comida, seu preço, o bom atendimento e condições de higiene do local. Isso inclui a confiança na marca e como ela se comporta perante a sociedade e o meio ambiente. Na Arcos Dorados, temos como propósito ser ‘bons vizinhos’, ou seja, atuar de maneira ativa nas comunidades onde estamos presentes para contribuir com o seu desenvolvimento”, explica.

<h2>Metas a serem atingidas<h2>
Atualmente, a rede conta com mais de mil restaurantes no mercado brasileiro. O executivo diz que, se as lojas atendem a mais de 2 milhões de pessoas diariamente, o potencial de contribuir com a educação e conscientização desse público é significativa. E o caminho mais fácil encontrado pela Arcos Dorados, diz ele, é o estímulo por meio de pequenas ações.

“O simples fato de que cada pessoa separe o seu lixo de maneira correta, repetida por milhões de pessoas, certamente contribuirá para um sistema de economia circular mais eficiente. A ideia é que os nossos restaurantes sejam apenas centros de distribuição de informação para que as pessoas possam efetivamente fazer a diferença em suas casas, ao apagar a luz quando sair do ambiente, desligar a torneira quando não a estiver utilizando, e assim por diante”, detalha Grinberg.

O executivo conta que hoje, cada abertura de loja física deve obedecer a 25 critérios de sustentabilidade e que a área de supply chain precisa assegurar o abastecimento de origem sustentável. Mais da metade (60%) dos restaurantes brasileiros já utilizam energia limpa, de acordo com ele.

A Arcos Dorados também diminuiu o uso de plástico em 48% entre 2019 e 2021, mas a meta é ter, até o final de 2025, 100% das embalagens provenientes de fontes renováveis, recicladas ou certificadas em todos os territórios em que atua.

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