Natura e a desconstrução dos influenciadores
Em ação da Tribal, marca une youtubers de beleza com influencers de outros universos para tentar derrubar preconceitos sobre maquiagem
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Bárbara Sacchitiello
5 de setembro de 2018 - 8h24
Niina Secrets é uma das mais influentes youtubers de beleza do País. Mais de 3,3 milhões de pessoas inscreveram-se em seu canal para acompanhar seus tutoriais de maquiagem e dicas de cosméticos. Nada mais natural, portanto, que Niina estivesse no radar das marcas de produtos de beleza para ações comerciais. Em vez de convidar a youtuber para um vídeo patrocinado em que ela utilizasse os produtos da marca em uma maquiagem, a Natura, no entanto, preferiu convidar Niina para outra atividade: ajudar outra youtuber, Malena (especialista no universo dos games, com mais de 5 milhões de seguidores) a descobrir nas cores dos batons e sombras uma nova forma de expressão.
A união de dois influenciadores de universo diferentes é o tom que a Tribal encontrou para promover a campanha deste ano de Aquarela, principal linha de maquiagem da marca. Com o nome de Make Up| Mash Up, a ação tinha como objetivo falar com um público-alvo diferente: as pessoas que até admiram a maquiagem, mas que ainda têm receios de experimentar cores e tons e de se ver com uma aparência diferente.
O mote da campanha surgiu da reunião de profissionais de diversas áreas da Tribal e da Natura. A marca já pretendia contar com influenciadores para mostrar ao público os produtos de Aquarela. A maneira como essas pessoas seriam usadas, no entanto, foi moldada por meio de um insight da agência. “Não queríamos trabalhar com influenciadores da forma com que todas as marcas trabalham. Nossa ideia era usar essas pessoas de forma ainda mais autêntica, propondo algo diferente com os produtos. Dentro do conceito de Aquarela, que fala sobre a importância de colocar para fora toda a beleza de cada um, chegamos à proposta de tangibilizar a ideia com os próprios influenciadores, misturando pessoas especializadas em beauty com outras de universos totalmente diferentes”, explica Gabriel Marchi, head de conteúdo da Tribal.
Além de Niina Secrets e Malena, a Natura também promoveu no Make Up| Mash Up os encontros de Mari Maria e Pathy dos Reis e Flavia Pavanelli e Foquinha. Nos encontros para a gravação, marca e agência tentaram fazer com que a espontaneidade prevalecesse. “Os influenciadores são capazes de falar com as pessoas de forma totalmente diferente de quando a própria marca se comunica. Isso traz credibilidade e veracidade e quisemos conservar isso nas gravações. Quando juntamos a Niina com a Malena, por exemplo, foi super espontânea a forma como Niina procurou mostrar a Malena que o universo da maquiagem também pode ser aproveitado por ela, dentro do estilo que ela tem. Saber trabalhar com o influenciador de maneira criativa, sem muitos briefings e regras, permitindo que ele use a linguagem dele e fale para o público dele é algo que a Natura pretende continuar fazendo”, comenta Beatriz Mazilli, gerente de marketing digital de Natura.
Os vídeos dos encontros entre as youtubers estão sendo trabalhados nos canais digitais da Natura e também nos perfis da influenciadoras. Veja os vídeos:
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