Comunicação

NFL retrata cotidiano do futebol americano no Brasil

"A gente também joga" mostra as diferentes formas que os brasileiros encontraram de praticar o esporte no País

i 11 de setembro de 2025 - 12h03

NFL retrará cotidiano do futebol americano no Brasil (Crédito: Reprodução)

NFL retrará cotidiano do futebol americano no Brasil (Crédito: Reprodução)

Durante a segunda edição do São Paulo Game que aconteceu na última sexta-feira, 5, apresentou na Neo Química Arena, a National Football League (NFL) o filme “A gente também joga”.

A peça retrata como o futebol americano se encaixa no cotidiano dos brasileiros por meio de cenas gravadas em São Paulo, no bairro da Liberdade, Curitiba e nas fazendas de Sorriso, em Mato Grosso. Durante a produção, a liga buscou mostrar diferentes maneiras de “jogar”.

O vídeo destaca, ainda, como os brasileiros se adaptam para fazer o jogo funcionar em uma realidade que, muitas vezes, é bem diferente do que acontece nos Estados Unidos, país originário da modalidade esportiva.

Desenvolvimento da NFL no Brasil

O filme faz parte das estratégias da liga de se aproximar do público brasileiros. Gerrit Meier, diretor-administrativo da NFL, afirmou durante o NFL Media Summit na semana passada, que enxergam o Brasil como uma oportunidade importante para o desenvolvimento não só de novos fãs, mas também de atletas.

Não à toa, a liga deve intensificar as ações junto a categorias de base com a criação de um centro de desenvolvimento para o flag, a fim de incentivar jovens meninas a praticar futebol americano.

Além disso, o Dolphins, um dos times participantes do programa de mercados globais no Brasil, quer reforçar a conexão com a cultura e com o público, especialmente com o júnior.

Dentro desse programa, São Paulo será a primeira sede a receber recursos da NFL Fundation, organização dedicada a desenvolver projetos esportivos de futebol americano juntamente com as comunidades. As Fundações Eprocad e Gol de Letra e o Instituto Baccarelli serão alguns dos destinos desses investimentos.