Nutella promove comemorações “à brasileira”
Para promover o World Nutella Day, Isobar e No Bullshit miram nas preferências dos brasileiros no café da manhã
Para promover o World Nutella Day, Isobar e No Bullshit miram nas preferências dos brasileiros no café da manhã
Valeria Contado
3 de fevereiro de 2022 - 6h26
Marca convida os consumidores a “espalhar sorrisos” (Crédito: Divulgação)
No próximo sábado, 5, a Ferrero comemora o Dia Mundial da Nutella (World Nutella Day).
Para celebrar a data, a marca lança uma campanha com o mote global “Espalhe Sorrisos com Nutella”, que faz referência ao ato de espalhar o creme de avelã com variadas combinações.
Duas agências do grupo Dentsu estão à frente da comunicação: a estratégia digital foi desenvolvida pela Isobar e a parte off-line foi feita pela No Bullshit, além da CDN, responsável pela parte de PR e ação dos kits.
Para o Brasil, a marca adaptou a comunicação mundial ao cenário nacional, trazendo a tapioca como uma de suas protagonistas nas ações protagonizadas por 60 influenciadores, apelidados de Nutella Lovers, que receberão um kit especial com a temática do WND, incluindo um pote de Nutella, um saco de tapioca e uma espátula personalizada com o logo da marca e adesivos da campanha.
A marca ganha uma página inédita no Pinterest para servir de inspiração para os fãs, além de uma página no site exclusiva para a data, além de ações com as influenciadoras Luanda Gazoni, Naiumi Goldoni, Carol Figueiredo e Ju Ferraz, que farão diferentes cafés da manhã com creme de avelã. No Facebook, a marca fará postagens para interagir com os fãs.
Diego Caride, diretor de marketing da Ferrero para América do Sul, conta que a marca se baseou em um evento que acontece no Reino Unido, chamado Pancake Day, e que integrou a comunicação para atender o mercado brasileiro. “Temos aqui no Brasil a tapioca, por exemplo. Nosso trabalho é adaptar a cultura local”, avalia.
“Cada vez que executamos uma campanha, aproveitamos para construir o posicionamento da marca”, diz Diego Caride (Crédito: Divulgação)
Esta é uma preocupação da Nutella desde o seu lançamento no Brasil. Caride relembra que, há sete anos, a marca fez um relançamento em território nacional, e que para que isso acontecesse de forma consistente e coerente com os objetivos do produto, fez um estudo de comportamento do consumidor e comprador. “Um dos mantras da Ferrero é o consumidor. Trabalhamos pensando no olhar dele, é um trabalho de entendimento e desenvolvimento de campanhas locais”, explica o diretor, que reforça que a campanha do World Nutella Day foi realizada com base nesses preceitos.
A empresa passou a incentivar novas formas para inserir o produto no dia a dia do café da manhã brasileiro, que por natureza é mais focado em alimentos salgados. “Trabalhamos o desenvolvimento de posicionamento e uma estratégia baseada no café da manhã brasileiro, nos mostramos flexíveis, e criamos essa estratégia”, comenta. Além do digital, outro ponto de contato com seus Nutella Lovers que a marca deve abordar durante as comemorações são os pontos de venda. As ilhas de produtos e carrinhos de compras estarão customizadas para a data, bem como sacolas de pães das padarias parceiras. A marca tem como objetivo estreitar o vínculo com os consumidores por meio dessas iniciativas.
Outro asset que faz parte da estratégia da Nutella para o WND de 2022 é o contato com o público do food service, que são parceiros da marca. Para Caride, as padarias são os pontos chave para que a Nutella se estabelecesse como flexível no Brasil, trazendo a combinação de pão com Nutella. Essa é a segunda ação voltada para esse público. Os padeiros parceiros da marca receberão os kits e junto um avental personalizado.
O Word Nutella Day nasceu em 2007, quando a blogueira Sara Rosso sugeriu que deveria existir um dia especial para celebrar o produto. A Ferrero adotou a data em 2015, e a trouxe ao Brasil em 2018.
Compartilhe
Veja também
Confiança criativa está diminuindo, indica The State of Creativity 2025
Elaborado pela Lions Advisory, relatório ressalta ela está sendo abalada pela incapacidade de desenvolver insights de qualidade e pela falta de agilidade cultural
Ana Maria Braga coloca a PPK na mesa em ação de Gino Canesten
Iniciativa é parte do movimento criado pela Droga5 para a marca estimular as mulheres a falarem abertamente sobre saúde íntima