Omnicom unifica BBDO, DDB e TBWA sob liderança de Troy Ruhanen
CEO da TBWA é escalado para comandar, a partir de janeiro de 2025, o recém-criado Ominicom Advertising Group
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Isabella Lessa
27 de agosto de 2024 - 11h19
Atualizada em 27/08 às 11h36
O Omnicom comunicou, nesta terça-feira, 27, a criação do Omnicom Advertsing Group (OAG), organização global que coloca as redes BBDO, DDB e TBWA sob uma única liderança.
Troy Ruhanen, até então CEO global da TBWA, acaba de ser promovido a CEO global da nova operação, que também inclui o chamado Advertising Collective, que engloba as agências Goodby Silverstein & Partners, GSD&M e Merkley & Partners and Zimmerman.
A integração das marcas sob uma liderança é “uma resposta às necessidades dos clientes por soluções criativas poderosas”, declarou a holding, em comunicado, acrescentando que cada agência preservará suas respectivas marcas, culturas e equipes – com a diferença de que poderão se valer da escala e do ferramental da OAG.
Além de Ruhanen, a liderança da companhia terá Deepthi Prakashi, na posição de chief operating officer, e Denis Streiff, na função de chief financial officer.
Alex Lubar, CEO global da DDB, Nancy Reyes, recém-promovida a CEO global da BBDO, Erin Riley, promovida a CEO da TBWA\Worldwide, e James Fenton, CEO do Advertising Collective, se reportarão diretamente a Ruhanen.
Ao longo dos anos, o Omnicom Organizou seu portfólio ao alinhar suas agências sob disciplinas, como o Omnicom Media Group (OMG), Omnicom Health Group (OHG), Omnicom Precision Marketing (OPMG) e Omnicom Public Relations Group (OPRG).
O movimento de integração das marcas criativas do Omnicom reforça um caminho já trilhado por outras holdings, como WPP e Publicis Groupe, ainda que com diferenças.
A estratégia de integração do WPP é marcada por fusões. Ano passado, a companhia promoveu a megafusão entre VMLY&R e Wunderman Thompson, dando origem à VML, e a fusão entre as marcas globais de relações públicas BCW e Hill & Knowlton, que formou a Burson.
Já o Publicis Groupe vem consolidando em todos os mercados em que atua a filosofia do Power of One, que coloca as agências criativas do grupo, como Publicis, Leo Burnett e Le Pub — mais DPZ, Talent e Arc, no caso do Brasil — sob um único P&L. Além disso, a companhia reforçou o protagonismo de marcas digitais como Prodigious, Performics e Sapient.
No mês passado, a integração do grupo francês ganhou caráter físico no mercado nacional, com a migração de todas as agências para um novo endereço, localizado no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo. A exceção é a Talent, que mudou, há pouco mais de um ano, para um escritório na Rua da Consolação.
Já o WPP Campus, o primeiro do grupo britânico no País, reunirá as agências em um único endereço na Vila Leopoldina, zona oeste da capital paulista, a partir de 2025.
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