Os comerciais da era de ouro da publicidade brasileira
Entre 1981 e 2000, o Brasil conquistou 33 Leões de Ouro na categoria Film no Festival de Cannes
Os comerciais da era de ouro da publicidade brasileira
BuscarOs comerciais da era de ouro da publicidade brasileira
BuscarEntre 1981 e 2000, o Brasil conquistou 33 Leões de Ouro na categoria Film no Festival de Cannes
Felipe Turlao
20 de maio de 2013 - 8h26
Entre 1981 e 1990, a publicidade brasileira trouxe nada menos que 24 Leões de Ouro do Festival de Cannes na categoria Film – que era a única até a criação do Press & Outdoor em 1992. Na década seguinte, a categoria rendeu 9 Ouros que, embora em quantidade menor do que na década anterior, ainda eram bastante representativos. Para se ter uma ideia, o Brasil conquistou apenas 3 Ouros entre 2001 e 2013.
Confira abaixo alguns dos comerciais mais representativos veiculados entre 1981 e 2000, uma época de ouro na qual as agências brasileiras ganharam projeção mundial, na contramão da economia do País.
Leia mais sobre o assunto na edição 1560, de 20 de maio, exclusivamente para assinantes, disponível nas versões impressa e para tablets do Meio & Mensagem.
Compartilhe
Veja também
Campanhas da Semana: bancos exaltam as vantagens de suas soluções
Enquanto o Itaú Uniclass se une à rotina dos corredores para reforçar seu compromisso, o Inter lança um filme que traz à vida a expressão "a ver navios"
Regime de contratação PJ é maioria nas agências brasileiras
Realizado pela B.done, levantamento Guia de Agências 2025/2026 apontou que maior parte das operações possuem programas de diversidade e inclusão