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2 de junho de 2025 - 17h48

Campanha usa icônica bola de vôlei Wilson (Créditos: Divulgação)
O Instituto Onda Azul, alinhado aos marcos científicos da Unesco, em parceria com a Vivo, destaca Wilson, a icônica bola de vôlei do filme Náufrago (2000), como protagonista de uma campanha sobre o impacto dos plásticos nos ecossistemas marinhos. A produção hollywoodiana fez sucesso à época com o ator Tom Hanks, que se vê tendo a bola como única “companhia”, após sobreviver a um naufrágio.
“A Odisseia de Wilson”, criada pela Africa Creative, transforma dados oceanográficos complexos em uma jornada interativa e multissensorial que abrange 450 anos de mudanças ambientais.
Apoiada pelos dados e projeções oceanográficas, a experiência acompanha correntes, marés e eventos climáticos para visualizar a transformação da bola de vôlei em microplásticos, testemunhando a acidificação dos oceanos, o colapso de plataformas de gelo e a elevação do nível do mar ao longo do caminho.

Campanha usa a bola de vôlei Wilson, destacada no filme Náufrago (Créditos: Divulgação)
Estudos recentes do Relatório sobre o Estado do Oceano 2024, da Unesco, fornecem um pano de fundo científico preocupante para a iniciativa.
O relatório revela que o nível do mar já subiu 9 cm nos últimos 30 anos, e a taxa de elevação dobrou nesse período, devido, em grande parte, ao aquecimento dos oceanos, que atualmente respondem por 40% do aumento global do nível do mar.
Além disso, os níveis de oxigênio nos oceanos caíram 2% desde a década de 1960, resultando em mais de 500 ‘zonas mortas’ costeiras, onde a vida marinha não consegue mais sobreviver.