Diva além do rock ‘n’ roll: as contribuições de Tina Turner à publicidade
Comunicado da morte da artista foi feito na quarta-feira, 22; Tina deixa legado de sua influência na música aliada à parceria com marcas
Diva além do rock ‘n’ roll: as contribuições de Tina Turner à publicidade
BuscarDiva além do rock ‘n’ roll: as contribuições de Tina Turner à publicidade
BuscarComunicado da morte da artista foi feito na quarta-feira, 22; Tina deixa legado de sua influência na música aliada à parceria com marcas
Meio & Mensagem
25 de maio de 2023 - 11h37
O anúncio da morte de Tina Turner abalou não só fãs da cantora, mas todo o mundo da música. A artista faleceu aos 83 anos de idade em sua casa em Küsnacht, na Suíça. Ainda que a informação tenha sido confirmada na última quarta-feira, 25, a causa do óbito não foi divulgada.
Tina protagonizou hits de sucesso do rock e do pop entre as décadas de 1960 e 1980, como I Don´t Wanna Lose You, The Best e Proud Mary. Sua trajetória na música é um sucesso inegável: ao longo de sua carreira, ganhou 12 Grammys, vendeu mais de 180 milhões de álbuns globalmente e entrou para o Hall da Fama. Sua fama também fez parte do cinema, ao estrelar o longa Mad Max – Além da Cúpula do Trovão.
A potência de Tina Turner chamou a atenção das marcas. Um dos destaques foi um esforço global da Pepsi de aliar estratégias multinacionais e locais. Ademais, a Pepsi foi patrocinadora da turnê “Break Every Rule”, de Tina. A peça We Got The Taste foi ao ar estrelada pela cantora:
Ao lado de diversos ícones, como David Bowie, a artista participou do filme “The Creation” em 1987, desenvolvido pela Ogilvy & Mather. A peça circulou por diversos países, entre eles o Brasil. Confira:
https://www.youtube.com/watch?v=hkrD4RwP8iw
Como parte da mesma campanha, a diva do rock gravou um comercial para a mesma marca junto ao brasileiro Evandro Mesquita:
A estrela teve um papel fundamental no rugby australiano. A então denominada New South Wales Rugby League (NSWRL), recrutou Tina em 1989 para dar uma nova face à modalidade, a partir de um tom de modernidade e diversificação de audiência.
Segundo o The Guardian, a liga deixou de ser apenas um jogo e evoluiu para um negócio. Ela, inclusive, se apresentou ao vivo no jogo da final de 1993. Nos dois anos seguintes, ela voltou a aliar-se comercialmente à NSWRL:
Em 2020, a National Rugby League da Austrália relançou uma versão atualizada da campanha Simply the Best mantendo o protagonismo de Tina Turner para a temporada seguinte do esporte.
Saindo do campo das campanhas e materializando-se em produto, Turner foi homenageada pela Mattel em 2022, com uma versão da Barbie inspirada na cantora. A referência foi o look usado pela cantora no clipe da música What’s Love Got to Do With It.
Ver essa foto no Instagram
Compartilhe
Veja também
WPP fortalece parceria com a Universal Music Group
Por meio da união, clientes globais da holding terão acesso a soluções de música e entretenimento, desenvolvidas com base em dados
Pesquisa coloca em xeque antagonismo entre awareness e performance
Estudo realizado pela Suno United Creators a pedido do SoftBank aponta que campanhas de performance têm potencial para construir marca