TV Globo perde participação na verba federal
Em 13 anos, queda do aporte público na emissora foi de 11 pontos percentuais e ocorreu em função da redistribuição e regionalização dos investimentos publicitários
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Meio & Mensagem
19 de abril de 2013 - 5h55
Nos últimos 13 anos (2000, inclusive, a 2012), a TV Globo, maior destinatária das verbas publicitárias federais, perdeu 11 pontos percentuais do total destinado à mídia e passou de uma participação de 54,96% em 2000 (ano em que foi investido R$ 1,239 bilhão) para 43,98% no ano passado (quando o investimento foi de R$ 1,797 bilhão), conforme dados da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), com informações geradas pelo Instituto de Acompanhamento da Publicidade (IAP). Nesse período, as verbas foram assim distribuídas:
No ano passado, por exemplo, a redistribuição das verbas chegou a quase 5 mil veículos. “Em 2012, 62% da verba foram programados para o meio televisão. Desse total, 43% foram investidos na emissora líder (a TV Globo), após ter caído a 41% em 2011, nível mais baixo já registrado. Este índice chegou a ser de mais de 60% em 2003”, recorda o secretário executivo da Secom, Roberto Bocorny Messias. Apenas no meio TV, para exemplificar essa desconcentração dos investimentos publicitários, a participação nos demais canais abertos, emissoras regionais e de TV fechada subiu de 39% para 57% nos últimos nove anos. Ainda assim, o meio TV continua a receber a maior parte das verbas e passou de 54,40% em 2000 para 62,6% em 2012 na participação total.
Internet
De 2000 para 2012, os investimentos em internet passaram de R$ 16,497 milhões para R$ 95,614 milhões, evolução de 580%. Expansão que se justifica pelo crescimento da própria web no País e a força do meio digital. Mas, ressalva Messias, “a quantidade de veículos programados na web ainda está abaixo de meios como jornal e rádio”. Também no ambiente online se expande a desconcentração e regionalização da destinação das verbas: em 2011, a participação dos sites menores (excluídos os cinco maiores portais em audiência no Brasil) chegou a um dos seus maiores índices históricos: 61% do total investido no meio e, no ano passado, esse índice caiu para 52%, em virtude também das restrições do período eleitoral.
A íntegra dessa reportagem estará publicada na edição 1556, de 22 de abril, exclusivamente para assinantes, disponível nas versões impressa e para tablets do Meio & Mensagem.
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