Uma breve história das redes BBDO, McCann e TBWA
Na consolidação do Omnicom, Ad Age relembra as raízes das agências que passam a representar a holding

Omnicom passa a se apresentar com três redes: BBDO, McCann e TBWA (Créditos: Divulgação)
*Do Ad Age
O novo Omnicom Group está construindo seu futuro com base em três agências, cuja história se iniciou em 1891.
Após a aquisição do Interpublic (IPG), o Omnicom se apresenta ao mercado com três redes criativas: BBDO e TBWA (do Omnicom), e McCann (do IPG).
Outras três redes de longa data devem desaparecer na fusão: DDB (do Omnicom), FCB e MullenLowe (ambas do IPG).
A FCB se fundiu à BBDO, enquanto a TBWA absorveu a DDB e MullenLowe.
O Ad Age fez uma rápida recapitulação na história de origem das três agências. Confira abaixo:
BBDO
As raízes da BBDO remontam em 1891, com o lançamento da George Batten Co. Em 1928, a agência se uniu à Barton, Durstine & Osborn, formando a reconhecida BBDO (Batten, Barton, Durstine & Osborn).
Em 1986, a BBDO International se juntou à Doyle Dane Bernbach e à Needham Harper Worldwide, formando o Omnicom.
Agora, a BBDO se funde à FCB, cuja história remonta em 1873.
McCann
A história da McCann se inicia em 1930, com a fusão entre a H.K. McCann Co. (fundada em 1912) e a Erickson Co. (fundada em 1902), dando origem à McCann-Erickson.
A agência foi reconhecida, em 1961, como a primeira grande agência da holding Interpublic.
A McCann foi a agência de assinatura do IPG até o final da atuação da holding.
A rede passou a operar, nos últimos anos, como McCann Worldgroup, o que incluía a agência McCann e outros serviços de marketing.
A partir de agora, a rede passa a ser reconhecida apenas como McCann.
TBWA
A TBWA é a mais nova dentre as três mencionadas até aqui — mas a que tem mais de meio século de atuação.
A TBWA foi fundada em 1970, em Paris, por William G. Tragos, Claude Bonnange, Uli Wiesendanger e Paolo Ajroldi.
O Omnicom comprou a agência em 1993. A TBWA inclui a TBWA\Chiat\Day, formada em 1968 e adquirida pelo Omnicom em 1995.
Agora, a TBWA absorve a DDB — fundada em 1949 — e a MullenLowe — fundada em 1899.
Um mercado consolidado
Tanto a McCann quanto a BBDO figuraram no primeiro Agency Report do Ad Age, em 1945, ocupando as posições 4° e 6°, respectivamente.
Das 22 agências mencionadas no ranking, o Omnicom agora detém as únicas duas agências que restaram: McCann e BBDO.
As outras 20 (incluindo a FCB e Campbell Ewald) deixaram de existir devido à fusões entre agências, ou fecharam.
A Campbell Ewald — agência publicitária fundada em 1911, em Detroit, e adquirida pelo IPG em 1972 — se tornou parte da McCann em 2025.
Reagrupamentos no Omnicom
O Omnicom Group agora se apresenta apenas como “Omnicom” — apesar de o nome legal continuar sendo Omnicom Group Inc.
“Group” tem sido parte central do vocabulário das holdings de agências desde que o Interpublic Inc. adotou o nome “The Interpublic Group of Companies, inc.” em 1964.
O WPP também se desfez do termo “grupo” em 2008, passando a ser chamado apenas de “WPP plc.”
Mas a crença na palavra sina segue viva no meio publicitário, com o Publicis Groupe e Dentsu Group.