Prêmio: Ouro Categoria: Impacto Positivo – MarcasCase: Accessibility MatAnunciante: Ford Motor CompanyAgência: GTB
Durante anos o Ecosport figurou entre os SUVs mais vendidos do país. Este mercado foi ficando cada vez mais difícil e competitivo. Nessa busca por share dentro deste segmento, a Ford resolveu abrir os olhos para um mercado crescente, o de motoristas PCDs.
Em paralelo, a Ford é uma montadora que há anos não fazia um esforço de comunicação de maneira institucional. Por isso, buscava explorar a campanha para destacar o seu foco na mobilidade junto ao mercado.
O desafio era criar um esforço de comunicação capaz de se conectar com o público PCD de uma maneira honesta, com capacidade de mexer nas vendas do Ecosport, de ganhar valor de marca para a Ford e de impactar positivamente a vida dessas pessoas.
Focados em criar algo que tiraria a mobilidade do discurso e a levaria para a vida real das pessoas com dificuldades motoras, resolvemos focar nos cadeirantes e em ajudar na mobilidade deles fora de um carro Ford. Levando em conta que até mesmo nas principais cidades brasileiras a falta de acessibilidade é gritante, rapidamente chegamos na necessidade de criar algo que funcionasse como uma “rampa portátil” para eles.
Para não precisar criar algo do zero, resolvemos aproveitar uma peça já existente no Ecosport, seu tapete do porta-malas.
No decorrer do processo surgiu a ideia de incluir a tecnologia no Accessibility Mat que, ao se conectar com o app no celular do cadeirante, ajuda a mapear a falta de acessibilidade das cidades.
O filme de lançamento foi divulgado nas redes sociais da Ford, em medias display de sites especializados, no Instagram de cadeirantes influenciadores e parceiros do projeto e também em disparos de e-mail marketing para a base de clientes da companhia.
Além disso esteve presente no stand da Ford no Salão do Automóvel e na Campus Party, interagindo com milhares de pessoas.
Ajudou a trazer luz para os problemas de mobilidade e invisibilidade dos cadeirantes, chamou a atenção de políticos, ajudou a crescer em 51% as vendas de Ecosport para PCD e, ao transformar uma crença em algo real e tangível, incrementou o valor de marca da Ford junto ao mercado.
Agência: GTBAnunciante: Ford Motor Company Responsável pela peça (Agência): Rodrigo Strozenberg, Creative Director
Responsável pela aprovação (Anunciante): Mauricio Greco, Marketing Director
Executive Creative Director: Vico Benevides, GTB
Creative Director: Rodrigo Strozenberg, GTB
Art Director: Vinny Couto, GTB
Copywriter: Lucas Arantes, GTB
Head of Innovation: Icaro de Abreu, GTB
Product Design: Rodrigo Lima, Code Studio
Head of Technology Team: Fábio Palma, Bizsys
Film Director: Sala 12, Paranoid
Sound Engineer: Gabriel Ferreira, Supersonica
Media Manager: Lívia Lanzoni, GTB
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