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E-mail Marketing: como fugir do spam?

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E-mail Marketing: como fugir do spam?

Provedora global de soluções de dados lista as práticas de comunicação que potencializam o alcance dos e-mails de marketing


16 de maio de 2017 - 17h16

por Cecília Belele*

Um dos principais desafios dos profissionais de marketing ao redor do mundo é acessar a caixa de entrada dos clientes com suas campanhas. Pesquisas indicam que, em 2016, 21% de todos os e-mails legítimos foram desviados para as pastas de spam em vez de atingir o público-alvo das marcas. No entanto, em uma análise das mensagens dos remetentes com as melhores métricas apontou que apenas 2% dos e-mails deles não conseguiram acessar a caixa de entrada dos clientes.

Para entender o sucesso dessas marcas, os especialistas da Return Path produziram o relatório “De e-mail a gente entende – Os segredos dos melhores remetentes”. Nele, é possível identificar boas práticas que contribuem para maior eficiência das campanhas no quesito, como:

Saber a importância de chegar à caixa de entrada – Se o e-mail não chegar à caixa de entrada, perde-se a oportunidade de conexão com os clientes e, consequentemente, de concretizar a venda de um produto ou serviço. Os melhores remetentes entendem essa dinâmica e, por essa razão, tomam as medidas necessárias para garantir que suas mensagens alcancem o destino certo.

Possuir uma identidade de envio estabelecida – Se você quer as mensagens de sua marca longe da pasta de spam, mantenha uma identidade de envio estabelecida, uma reputação positiva e uma base de assinantes engajada. A identidade de envio consistente ajuda os provedores de caixa de correio a identificar a origem da mensagem.

Ter uma forte reputação de envio – A reputação funciona como um certificado de legitimidade do remetente. Dessa forma, a “arma secreta” dos remetentes de destaque é a whitelist, que concede às marcas benefícios especiais, como filtragem menos rigorosa. Um dos caminhos para ingressar nessa lista é por meio de certificações como a da Return Path, com a qual os clientes experimentam uma média de até 11% maior entrega em caixa de entrada de alguns provedores, como Hotmail.

Ter assinantes engajados – O engajamento dos assinantes, por sua vez, torna-se cada vez mais importante, pois serve como um indicador para que os provedores de caixas de correio determinem se o e-mail é bem-vindo. A perfeita combinação entre identidade de envio, reputação e engajamento ajudam a garantir o posicionamento da mensagem na caixa de entrada.

É possível ainda reforçar a identidade de envio, aumentar a reputação da marca e o engajamento dos assinantes por meio de boas práticas, como:

 


Quando comparado a outros canais, o e-mail lidera a preferência dos consumidores para a interação com as marcas, o que reforça a necessidade de atenção dos profissionais de marketing quanto ao bom uso da ferramenta. Mensagens que não acessam a caixa de entrada, não são abertas e, consequentemente, reduzem as chances de conversão em negócios para as marcas.

(*) diretora geral para a América Latina da Return Path

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