Comunicação

Sterling Cooper Draper Pryce cria nova campanha da Heinz

Após 50 anos, marca do famoso catchup aprova os anúncios idealizados por Don Draper em Mad Men

i 14 de março de 2017 - 9h02

Por Jessica Wohl, do Advertising Age

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A David recriou os anúncios ‘originalmente’ criados por Don Draper em Mad Men (Crédito: Divulgação)

Em Mad Men, o pitch de Don Draper para o catchup Heinz foi rejeitado pelo anunciante mas, na vida real, a marc a aprovou a ideia.

A David está tomando parte do crédito para a mais nova campanha da Heinz, que inclui três outdoors em Nova York e anúncios em duas publicações impressas. As peças são recriações praticamente idênticas dos anúncios idealizados por Draper – interpretado por Jon Hamm – e apresentados ao cliente em um episódio veiculado em 2013 na AMC.

Simples, os anúncios exibem batatas fritas, um bife e um cheeseburguer embaixo do dizer “Pass the HEINZ”. Na versão não-fictícia, a frase apresenta uma fonte ligeiramente diferente, mas os demais elementos são quase iguais.

“Estávamos tomando drinques vintage com Don Draper e ele nos deu esse material”, brinca Anselmo Ramos, CCO e fundador da David.

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(Crédito: Divulgação)

“O que amamos nisso é que mesmo que Don Draper tenha criado a campanha ‘Pass the Heinz’ há quase 50 anos, a comunicação ainda funciona e ressoa nos dias de hoje”, diz Nicole Kulwicki, head da marca Heinz na Kraft Heinz.
Na apresentação, veiculada há apenas quatro anos (e não 50), os anúncios não mostram o catchup na comida ou a embalagem do produto. Mas, como disse Draper durante o pitch: “É Heinz. Só pode significar uma coisa”.

“A execução criativa por si só e o que amamos nisso é que não exige parágrafos para explicar. Tudo o que falta é o catchup Heinz”, comenta Kulwicki.

“A equipe da David reviu o episódio e sentiu que campanha repercutiria hoje. Finalmente conseguimos aprovar a campanha”, afirma Ramos.

E, de fato, Sterling Cooper Draper Pryce e David compartilham créditos pela criação das peças.

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(Crédito: Divulgação)

Os outdoors serão instalados na 7ª Avenida na altura da 49th Street, na 10ª Avenida com a 29th Street perto da entrada do Lincoln Tunnel e no Highline. Os três anúncios impressos serão veiculados no New York Post e a versão das fritas aparecerá na Variety. A campanha também terá desdobramentos nas redes sociais.

A Heinz não trabalhou em uma integração do produto com a equipe de Mad Men quando a trama foi ao ar. Mas trabalhou com a Lionsgate para utilizar a campanha da série na vida real agora, de acordo com Kulwicki.

A estreia de Mad Men completa seu décimo aniversário neste ano. Já o episódio da campanha foi ao ar em abril de 2013. Na época, nem Kulwicki nem Ramos trabalhavam com a Heinz, mas ambos são fãs declarados da série. “A ideia é atemporal”, diz Kulwicki.

As temporadas da série podem ser conferidas na íntegra no Netflix.