Plano de Menina alerta sobre a violência contra garotas

Buscar

Comunicação

Publicidade

Plano de Menina alerta sobre a violência contra garotas

Em parceria com a rapper MC Soffia e com o TikTok, o movimento quer criar uma rede de apoio para as mulheres e um canal seguro para elas desabafarem e denunciarem


16 de junho de 2020 - 6h00

Rapper MC Soffia (Crédito: divulgação)

Com a quarentena e o isolamento social, muitas mulheres e meninas se viram trancadas com seus agressores. No período, houve uma alta de 9% no número de atendimentos do Ligue 180 — Central de Atendimento à Mulher — no Brasil. Para ajudar essas mulheres e garotas neste momento, o instituto Plano de Menina — que atua desde 2016 no enfrentamento da desigualdade social e empoderamento de meninas periféricas no Brasil — o TikTok e a rapper MC Soffia, conhecida por suas letras que abordam temas como preconceito, racismo e machismo, se uniram pela primeira vez para criar um canal seguro para que as jovens compartilhem suas histórias e denunciem.

Por meio de conteúdos educativos, challenges e lives no TikTok, o movimento #EuLigoPraEla pretende informar e contribuir para que essas meninas sejam protagonistas de suas próprias histórias, além de criar uma rede de apoio entre mulheres. As ações tem parceria com a Major Denice Santiago, Comandante da Polícia Militar da Bahia e idealizadora da Ronda Maria da Penha e com Luciana Temer, do Instituto Liberta.

“Nesses tempos difíceis, as meninas (e mulheres) estão mais ameaçadas do que nunca e no lugar onde deveriam se sentir completamente seguras: dentro de casa. Entendemos que a rede de apoio é fundamental e, para fazer a diferença, encontramos no TikTok a plataforma perfeita, pois conversa diretamente com elas”, diz Vivi Duarte, fundadora do instituto Plano de Menina.

Por meio do perfil @planodemeninaoficial no TikTok, Major Denice Santiago dará consultoria sobre o combate à violência doméstica. Já MC Soffia realizou o challenge #EuLigoPraEla, para o qual compôs uma música que convida as participantes a marcarem suas amigas mais próximas e a não perder o contato durante este período atípico. Por fim, haverá três lives no aplicativo durante esta semana, todas às 18h. Nesta quarta-feira, 17, MC Soffia e Julia Teodoro falarão sobre a importância de fazer planos para o futuro; nesta quinta, 18, Major Denice e Larissa Magrisso abordarão o tema como fazer rede de apoio e cuidar das amigas; já nesta sexta, 19, Vivi Duarte e Luciana Temer mostrarão como oferecer e pedir ajudas em caso de violência doméstica.

**Crédito da imagem no topo: Frimages/iStock

Publicidade

Compartilhe