Africa é a mais premiada do País pela segunda vez

Buscar

Africa é a mais premiada do País pela segunda vez

Buscar
Publicidade

Comunicação

Africa é a mais premiada do País pela segunda vez

Agência foi a mais bem posicionada na 13ª edição do Ranking Meio & Mensagem, que avalia o desempenho nas principais premiações globais


1 de fevereiro de 2021 - 11h10

Produzida pela Santería, “Let Her Run” é a campanha com a melhor pontuação do ranking (Crédito: reprodução)

A Africa foi a agência com a melhor pontuação da 13ª edição do Ranking Meio & Mensagem, que avaliou as agências mais premiadas do País em 2020. É a segunda vez que o time criativo comandado pelo CCO, Sergio Gordilho, lidera a lista com o melhor desempenho nos principais festivais nacionais e internacionais. Na edição passada, com o consolidado de 2019, a Africa também teve a melhor pontuação.

No resultado do ranking atual, a performance foi puxada por campanhas como “Let Her Run”, para Sportv, “History Blocks” para Unesco, “Responsible Billboard” e “Pay Per Beer” para Ambev, além de “#GoEqual” para o Movimento Go Equal. Todos os cinco trabalhos de comunicação estão entre as dez campanhas brasileiras mais premiadas em 2020.

Produzida pela Santería, “Let Her Run” tem a melhor pontuação do ranking, com 7 Ouros, 5 Pratas e 5 Bronzes na somatória dos festivais considerados. No total, a Africa somou 4 Grand Prix, 28 Ouros, 35 Pratas e 31 Bronzes. Depois da Africa, AlmapBBDO e AKQA foram as mais premiadas do ranking, respectivamente na segunda e terceira posições.

Além das agências e campanhas, o levantamento consolida os anunciantes e produtoras de melhor performance nos maiores e mais relevantes festivais de 2020. No ano passado, vale lembrar, alguns festivais como Cannes Lions, London International Awards e Wave Festival foram cancelados em razão da pandemia.

O anunciante mais premiado em 2020 foi a Ambev. Entre os trabalhos de maior destaque, a marca conquistou dois Grand Prix com “Responsible Billboard” e “Comida de Estádio”. Pela ordem, na segunda e na terceira posições estão Sportv e Nike. No topo da lista de produtoras mais premiadas está a Iconoclast, seguida por Saigon e Pandora.

Saiba como é feito o Ranking Meio & Mensagem
O Ranking Meio & Mensagem tem o objetivo de oferecer ao mercado um retrato único do resultado brasileiro nas mais relevantes premiações publicitárias globais, regionais e nacionais. Nas listas relativas a 2020, a metodologia considera todos os troféus conquistados por agências instaladas no Brasil em nove eventos cujo foco principal é a criação publicitária. Cada Grand Prix conta 30 pontos; cada Ouro, 15; cada Prata, 7; e cada Bronze, 3.

Além disso, aos festivais considerados é dado um peso específico, que leva em conta a abrangência dos eventos, com os globais mais valorizados; o prestígio que desfrutam entre os profissionais de criação do mercado brasileiro; e a quantidade de troféus que distribuem, com privilégio aos mais seletivos. Assim, os eventos considerados em 2020 e seus respectivos pesos são os seguintes: D&AD e One Show (peso 14), Clio Awards, Art Director’s New York e Festival de Nova York (peso 12), El Ojo de Iberoamérica (peso 7 e considerando apenas a premiação ibero-americana e não o chamado “desempenho local”), Effie Awards Brasil (6), Anuário do Clube de Criação e Profissionais do Ano (5).

Três eventos considerados historicamente no Ranking Meio & Mensagem não aconteceram em 2020, em decorrência das limitações impostas pelo combate a Covid-19. São eles: Cannes Lions, London International Awards e Wave Festival. Mesmo nos festivais considerados, nem todos os troféus foram contabilizados. Receberam privilégio os prêmios que se enquadram melhor nas 11 áreas do Ranking Meio & Mensagem: Film, Radio, Digital, Press, Outdoor, Direct, Promo, Design, PR, Integrated e Big Idea.

Em todos os casos, não são considerados categorias voltadas a estudantes e prêmios especiais, como Agência do Ano. São computados apenas os troféus atribuídos para campanhas. Elaborados com esta metodologia própria pela equipe do Portfólio de Agências, de Meio & Mensagem, os rankings estão abertos a sugestões e correções, que podem ser enviadas para o e-mail portfoliodeagencias@ grupomm.com.br. Assim, será possível aprimorá-los ainda mais nas próximas edições.

A íntegra desta reportagem está publicada na edição semanal de Meio & Mensagem, que até o fim do mês pode ser acessada gratuitamente pela plataforma Acervo, onde é possível consultar ainda todas as edições anteriores que circularam nos 42 anos de história da publicação. 

*Imagem de topo: microstockhub/ istock

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Projeto propõe banco de imagens com mais brasilidade

    Projeto propõe banco de imagens com mais brasilidade

    Iniciativa "Brasil com S" busca ampliar a representação mais verdadeira do País no mercado publicitário

  • Ford promove encontro de gerações para celebrar Mustang

    Ford promove encontro de gerações para celebrar Mustang

    Marca encena disputa entre verão antiga e moderna do veículo em comercial criado pela Wieden+Kennedy