Effie Awards Brasil cria categorias para discussões atuais

Buscar

Comunicação

Publicidade

Effie Awards Brasil cria categorias para discussões atuais

Com inscrições abertas, Effie Awards Brasil 2021 inaugura categorias focadas em diversidade e inclusão e em pivotagem crítica

Thaís Monteiro
3 de maio de 2021 - 6h00

Acontecimentos recentes, como os efeitos da pandemia da Covid-19 e a discussão sobre o projeto de lei 504/20, da Assembleia Legislativa de São Paulo, impactaram a forma como o Effie Awards Brasil pretende avaliar os cases participantes em 2021. O prêmio, que reconhece a efetividade da publicidade nos negócios e é realizado no Brasil pelo Grupo Meio & Mensagem, abre inscrições para sua 14ª edição nesta segunda-feira, 3, com categorias ampliadas.

 

 Júri de 2020 consagrou com o Grand Effie a campanha “Avon Power Stay #Veio Pra Ficar”, da Wunderman Thompson e Mutato para Avon (Crédito: Denise Tadei)

As novidades pretendem manter o evento conectado com a dinâmica da indústria da comunicação. As principais delas são as categorias Pivotagem Crítica & Resposta à Crise, instituída pelo Effie Worldwide, e a subcategoria Diversidade & Inclusão, que passa a ser avaliada dentro da área de Impacto Positivo, que foi sugerida por um esforço do Effie Latam e países do continente e autorizada pelo Effie global para lançamento nos países da América Latina, num primeiro momento. A organização vai avaliar os resultados antes de expandir a possibilidade para demais países. As demais subcategorias de Impacto Positivo são: Meio Ambiente e Bem-Estar Social.

De acordo com Marcelo de Salles Gomes, presidente do Meio & Mensagem, a subcategoria Impacto Positivo – Diversidade & Inclusão seria lançada no Brasil em 2022. Porém, a decisão foi adiantada pelo ganho de relevância do tema em decorrência da tentativa de proibir pessoas LGBTQIA+ em publicidade para crianças e adolescentes em votação na Assembleia Legislativa de São Paulo. Assim, a nova área vai premiar campanhas sobre o tema que geraram resultados de negócios. “A comunicação deve refletir o mundo em que vivemos, que é extremamente diverso. Se não era assim antes, é um erro histórico que, aos poucos, deve ser corrigido. Ao invés de retroceder, estamos nos unindo para acelerar este movimento”, ressalta Marcelo.

A inclusão no Effie Brasil foi apoiada por estudos do Facebook, um dos patrocinadores da premiação, que provam o impacto positivo nos negócios para as marcas. Marcelo acredita que a iniciativa pode estimular que mais empresas, marcas e agências desenvolvam cases engajados com as questões de diversidade e inclusão e que explicitem ao mercado a importância da eficácia nessas abordagens para os resultados das empresas anunciantes. “Quando começarmos a ter essa referência de cases de sucesso em premiações como o Effie, vamos criar um movimento cada vez mais forte para que agências e anunciantes trabalhem para que a comunicação tenha mais representatividade na frente e atrás das câmeras”, argumenta.

Já Pivotagem Crítica & Resposta à Crise se relaciona com a pandemia, mas visa avaliar cases em que empresas tiveram que mudar sua estratégia em decorrência de uma adversidade imposta pela macroeconomia. Segundo Marcelo, a categoria ajuda a alimentar a base de dados global do Effie e gera referências para momentos de incertezas que possam vir a acontecer no futuro. Além dessas, outras novas categorias são: Mídia & Entretenimento (incluindo ações de canais de TV, serviços de streaming, sites, revistas, jornais, emissoras de rádio e outras), Shopper Omnichannel (para estratégias que criam uma jornada integrada com diversos pontos de contato), Mídia Social (destinada a cases cujo principal ponto de contato foram as redes sociais) e Inovação em Mídia (para cases que buscaram dar uma nova abordagem no uso dos canais de mídia). O Effie Awards foi criado em 1968 pela American Marketing Association (AMA) e é organizada no Brasil pelo Grupo Meio & Mensagem desde 2007.

Estratégia integrada
As inscrições de cases no Effie Awards Brasil estão abertas a partir desta segunda-feira, 3 de maio, e se encerram em 20 de agosto. Há quatro períodos para submeter os projetos, sendo que o valor das inscrições sobe a cada mudança de fase. A cerimônia de premiação está marcada para o dia 3 de novembro, no Hotel Unique, em São Paulo, porém, há chances de mudanças, a depender do avanço da pandemia da Covid-19. “Fizemos a premiação presencial no ano passado, porque foi justamente quando a pandemia deu um refresco. Cerca de 70% dos Effies pelo mundo foram realizados no meio da pandemia e a maioria fez a premiação virtual. Existe um aprendizado do Effie que foi compartilhado com todo o mundo. Sabemos como fazer virtualmente, caso necessário”, diz Marcelo.

Em 2020, o Effie Awards Brasil teve queda de 37% nas inscrições, em decorrência das diretrizes de holdings de agências, que congelaram o investimento em premiações por causa da crise econômica. Para este ano, a expectativa é não só de reverter a curva, mas crescer entre 5% e 10% sobre o número de inscritos de 2019. Para estimular a participação do mercado, o Effie Awards Brasil cede desconto de 30% nos três primeiros inscritos para agências que não concorreram nos últimos três anos (2018 a 2020). Também há desconto por quantidade de inscrições: agências que inscreverem entre seis e dez cases terão direito a 5% de abatimento; as que inscreverem entre 11 e 15, terão 10% de desconto; e as que inscreverem acima de 15, terão 15% de desconto. As empresas assinantes de Meio & Mensagem, que integram o Círculo Corporativo, ganham ainda um desconto extra de mais 10%.

Algumas novidades instituídas em 2020 se manterão indefinitivamente, como a possibilidade das empresas listadas nos shortlists adquirirem um troféu de acrílico e de todos as inscritas receberem o Insights Report, relatório com feedback dos jurados que avaliaram os cases. O documento aponta pontos fortes e fracos das campanhas, assim como quais são as perguntas que ficaram sem respostas durante as apresentações dos cases. O relatório também visa instruir como inscrever melhor nas próximas edições do Effie.

O Insights Reports dialoga diretamente com a estratégia de marketing para esta 14ª edição do prêmio, que trabalha com o conceito de steps, ou seja, de que é necessário subir degraus para alcançar um Effie Award, sendo esses degraus os critérios de avaliação (criatividade, estratégia, execução e resultado). Desenvolvidas pela agência Brave, as peças comunicam: “Não dá para alcançar um Effie sem subir esses degraus”.

Retomada universitária
Em 2020, o Effie College Brasil, premiação destinada a estudantes de comunicação e administração, não foi realizado em decorrência da pandemia da Covid-19. As instituições de ensino consultadas pelo Grupo Meio & Mensagem informaram que ainda estavam em processo de adaptação para as aulas virtuais e que não conseguiriam abarcar a empreitada. Este ano, no entanto, com as faculdades e universidades mais preparadas para lidar com o meio virtual, o evento retoma a realização do Effie College. A inscrição das instituições de ensino já está em andamento e a adesão das equipes de alunos será possível a partir do dia 2 de agosto. Os estudantes terão que desenvolver uma estratégia de comunicação para os patrocinadores. O Santander já está confirmado como uma das marcas apoiadoras do projeto, mas a expectativa é fechar parceria com mais três anunciantes. A premiação dos cases acontece junto com o Effie Awards Brasil, em 3 de novembro.

Publicidade

Compartilhe