Mercado Livre quer normalizar beijos LGBTQIA+

Buscar

Comunicação

Publicidade

Mercado Livre quer normalizar beijos LGBTQIA+

Em campanha criada pela GUT, a marca patrocinadora da Parada do Orgulho LGBT SP se inspira em beijos marcantes da cultura pop e disponibiliza as imagens para download; a cada download realizado a companhia doará R$1 para a Casa1

Amanda Schnaider
4 de junho de 2021 - 11h51

Com o objetivo de democratizar beijos de casais diversos, celebrando a comunidade LGBTQIA+ ao longo do Mês do Orgulho, o Mercado Livre lança a campanha Novos Beijos Icônicos (veja no topo). Criada pela GUT, a comunicação traz beijos inspirados na cultura pop em composições diversas e convida a comunidade a difundir e normalizar #BeijosIconicos protagonizados por casais diversos.

Campanha recria beijos marcantes da cultura pop (crédito: Divulgação/Mercado Livre)

“Se você pesquisar no Google agora beijos icônicos ou beijos, você verá que 99% são imagens heterossexuais. Então, entendemos que poderíamos levar uma mensagem de normalização, de progresso e de mudança. Para nós, o sucesso da campanha será atingido se conseguirmos, de fato, mudar o algoritmo do Google e conseguir fazer um antes de depois da campanha”, explica Thais Souza Nicolau, diretora regional de branding do Mercado Livre.

Como forma de incentivar a geração de renda da comunidade LGBTQIA+, o Mercado Livre disponibilizará as fotos icônicas para download e aplicação de forma irrestrita. “Qualquer pessoa que queira fazer o download, que queira produzir um pôster, uma caneca, uma camiseta, poderá. Quanto mais downloads, mais pessoas, mais vendedores usando as imagens, melhor, porque assim vamos conseguir mudar essa visão heteronormativa”, completa a diretora. Além disso, a cada download realizado a companhia doará R$ 1 para a Casa1.

Para complementar a campanha, o Mercado Livre conta com um time de influenciadores digitais que fará, ao longo de todo o mês, releituras de beijos icônicos em formato de fotos, convidando seus seguidores a participarem do movimento. Também foram convidados ilustradores LGBTQIA+ para retratar os beijos da campanha com seus traços únicos e a partir de suas próprias vivências. Para dar sustentação às ações no digital, foi desenvolvida uma exposição a céu aberto dos beijos icônicos, via ativação out-of-home.

Além disso, a partir de terça-feira, 15 , os pontos de ônibus da Avenida Paulista, onde a parada tradicionalmente acontece, contarão com encartes dos beijos criados para a campanha. Um cuidado adicional tomado pela marca e agência, por conta do momento de pandemia, foi utilizar casais em relacionamentos sérios em cada uma das cenas. “Como uma marca que acredita na liberdade, inclusive para o amor, pensamos que repensar esses beijos criando novos beijos icônicos era algo necessário”, pontua Bruno Brux, ECD da GUT São Paulo.

Parada do Orgulho LGBT de São Paulo

Esta não é a primeira iniciativa do Mercado Livre em prol da diversidade e da inclusão. Há quatro anos, a marca atua como parceira da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo. Neste ano, a parada mais uma vez acontecerá online, no próximo domingo, 6 de junho, a partir das 14 horas no Youtube, e contará com patrocínio oficial do Mercado Livre, Bradesco, Diageo, TIM, Burger King, Avon, Doritos, Accor, Jean Paul Gaultier, British Council e Amstel. O tema da 25ª edição do evento é “HIV/Aids: Ame +, Cuide +, Viva +”.

O Mercado Livre também está patrocinando o projeto Play de Verdade, criado pelo YouTube com a proposta de ampliar as discussões sobre questões de gênero, justiça racial, igualdade e inclusão. “Quando falamos da comunidade LGBTQIA+ é algo que temos trabalhado de uma forma bastante consistente desde 2018, com diversas ações, seja com campanhas no mês do orgulho, seja o lançamento da moda sem gênero ou com compromissos e grupos de afinidade dentro da empresa”, conclui Thais.

**Crédito da imagem no topo: Divulgação/Mercado Livre

Publicidade

Compartilhe