Descomplica reflete realidade de jovens e debate evasão escolar

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Descomplica reflete realidade de jovens e debate evasão escolar

Campanha “Educação sem Distância” inaugura maior investimento em mídia da edtech e terá divulgação em TV aberta, out-of-home e plataformas digitais

Giovana Oréfice
8 de outubro de 2021 - 12h02

Trocadilho com “educação à distância” ilustra proposta de campanha da Descomplica (Crédito: Divulgação)

Neste ano, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou a inscrição de 3,1 milhões de jovens — o menor índice desde 2005, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A problemática, fomentada pela pandemia, foi o combustível para a maior campanha já veiculada pela Descomplica, que quer se posicionar atualmente como a principal marca de educação digital no Brasil. Intitulada “Educação Sem Distância”, a ação publicitária visa debater a evasão escolar do ponto de vista das desigualdades, diversidade e inclusão. A peça estreou na última quinta-feira, 7, na televisão e será exibida em horário nobre a partir desta sexta-feira, 8, no intervalo comercial do Jornal Nacional.

O filme de 30 segundos foi desenvolvido pelo DStudio, agência in house da Descomplica, com produção da Surreal Hotel Arts e tendo a Convert como agência de mídia. Mais do que promover a plataforma, a ação tem cunho documental apresentando dados em relação ao cenário atual da educação brasileira, propondo-se a debater a realidade. “Queríamos trazer para o processo criativo esse tom provocador, tem uma coisa quase de documentário — essa é uma plataforma para sentir mais do que pensar”, declara Luciana Feres, CMO do Descomplica. “O que motivou esse momento e esse grito de falar sobre isso é a realidade muito triste do Enem esse ano. Tivemos o menor número de inscritos em muitos anos, foram 3,1 milhões de estudantes inscritos”, reforça a CMO sobre a decisão do grande investimento em publicidade. 

Sob o mote “O que a realidade afasta, a gente faz tudo para aproximar”, a campanha traz um casting diverso, abraçando a representatividade da comunidade LGBTQIA+ e negros, por exemplo, e apresenta as dificuldades financeiras escancaradas pela crise econômica atual. “As grandes distâncias da educação afetam, principalmente, essas minorias — que de minorias não têm nada, são a maioria da população brasileira. Então, tomamos algumas decisões como parte da marca provocadora do debate para trazer a realidade”, justifica Luciana. O início do processo criativo foi pela aproximação com os estudantes para saber a realidade do jovem brasileiro por meio de pesquisas.

Ainda, o timing do lançamento é simbólico para a plataforma nativa digital: nesta semana, a Descomplica celebrou 10 anos de sua primeira aula por transmissão ao vivo. “É triste para uma empresa de educação que foi fundada há dez anos, ver dez anos depois esse cenário no Brasil. Por isso escolhemos esse momento, porque traz um simbolismo muito grande para a empresa e para o contexto do País”, declara Luciana. A decisão também foi endossada por estatísticas recentes. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid 2020 mostram que 5,1 milhões de estudantes entre 6 e 17 anos não frequentavam a escola — de maneira física ou online — no ano passado. “Temos que falar sobre educação. E temos que reconhecer as distâncias hoje da educação para a vida desse jovem brasileiro”, completa a executiva. 

Como parte da iniciativa, a Descomplica inaugurou a maratona Sem Distância para o Enem, que consiste em mais de 100 horas de lives que auxiliam os estudantes no preparo para o exame. “Estamos falando com diferentes setores da sociedade porque nesse momento da reta final para o Enem, tem quase um chamado de que não podemos perder mais nenhum jovem”, diz Luciana. “O Brasil sofreu um salto muito grande nessa imersão de modelos híbridos e a sociedade está aprendendo com isso, há uma curva de aprendizado muito interessante que está acontecendo em todo o setor de educação no Brasil”.

Além da exibição da peça em emissoras de TV aberta, a campanha será divulgada também em mídia out-of-home, anúncios em plataformas digitais e redes sociais da marca, com a hashtag #MaisUmMotivo. Confira o filme completo abaixo: 

*Crédito da imagem do topo: Blue Planet Studio/Shutterstock

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