Na retrospectiva 2021, Spotify promove trocas entre ouvintes e artistas

Buscar

Comunicação

Publicidade

Na retrospectiva 2021, Spotify promove trocas entre ouvintes e artistas

Principais streamers da plataforma receberão kits que relembram os principais momentos musicais ao longo do ano

Isabella Lessa
1 de dezembro de 2021 - 18h32

(Crédito: Divulgação)

Ao abrirem o Spotify nesta quarta-feira, 1, os usuários puderam reviver seus principais momentos musicais ao longo de 2021. Todos os anos, a plataforma promove o Wrapped – ou, em português, a Retrospectiva –, que reúne em rankings e números músicas, artistas e gêneros mais ouvidos pelo streamer ao longo do ano.

Desta vez, o serviço de streaming decidiu presentear seus principais ouvintes com kits exclusivos que reúnem alguns dos pontos altos da experiência de cada um na plataforma. Os fãs terão acesso a vídeos de mais de 170 artistas e criadores – como Juliette, Luísa Sonza, Rebeca Andrade e Nobru – agradecendo ao público por estarem presentes em suas retrospectivas. Além disso, os usuários verão Spotify Clips surpresa incorporados às playlists de Músicas Favoritas e Artistas Revelados.

Peças de OOH da campanha de Spotify com Juliette, uma das artistas mais ouvidas na plataforma este ano (Crédito: Divulgação)

Segundo Renata Lodi, head de marketing do Spotify na América Latina, a companhia quis colocar o consumidor como protagonistas por meio de experiências personalizadas. Para materializar a ideia, o time criou peças de roupas que representassem alguns dos momentos culturais mais icônicos no Brasil. A coleção “Roupa de Ir” será usada tanto pelos artistas mais ouvidos, quanto pelos principais fãs. “Eles serão surpreendidos e também receberão os looks para se vestir para a Retrospectiva Spotify. A ideia é que os fãs possam celebrar o ano de seus artistas favoritos de forma ainda mais ativa, e que todo mundo esteja pronto e “com a roupa de ir” para este momento tão aguardado por todos os usuários do Spotify”, explica a executiva.

Renata Lodi, head de marketing do Spotify na América Latina (Crédito: Divulgação)

Um dos insights para a campanha deste ano, tanto a nacional quanto a global, foi a de que 2021 foi o ano em que as pessoas aceitaram o desconhecido e abraçaram o tal do “novo normal”. “Passamos muito tempo sonhando com um retorno à ‘normalidade’, mas quando nos sentamos e começamos a refletir sobre este ano, percebemos que não existe ‘normal’ e isso é algo que vale a pena comemorar. No Spotify, ‘normal’ é tudo o que você ouve, da maneira que você escolher para ouvir. Nunca fomos generalistas e é isso que sempre tornou o Wrapped tão atraente – você é a parte mais importante”, afirma Alex Bodman, vice-presidente e diretor executivo de criação global do Spotify. Na campanha nacional, o mote ‘Normal para 2021, normal para o Brasil’ busca expressar que os brasileiros são criativos, adaptáveis e que nunca foram tão normais. “É incrível ver como os brasileiros sempre encontram os melhores títulos para as milhares de playlists criadas todos os dias na plataforma”, comenta Renata.

A comunicação global também contará com artistas e podcasters, como Bad Bunny (o mais ouvido do ano), Olivia Rodrigo, Justin Bieber, Doja Cat. A campanha será veiculada em OOH tradicional e digital, TV conectada, digital e redes sociais em 33 mercados (a experiência do aplicativo estará disponível para usuários em mais de 100 mercados).

Neste ano, o Wrapped pode ser explorado de diversas maneiras: pela combinação de cenas clássicas de um filme combinados às faixas mais ouvidas, pelo “Your Audio Aura”, que mapeia qual a “vibe” da pessoa, por um jogo de cartas e pelo match com do gosto musical com os amigos. O Spotify também ampliou as possibilidades de compartilhamento da retrospectiva para mais redes sociais, como o TikTok.

No mundo, o Spotify tem 381 milhões de usuários ativos mensais e a América Latina concentra 22% desse público. Mais de 70 milhões de faixas e 3,2 milhões de podcasts são tocados na plataforma.

*Crédito da imagem no topo: Divulgação

Publicidade

Compartilhe