Fernanda Romano assume marketing global da Alpargatas

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Fernanda Romano assume marketing global da Alpargatas

Carla Schmitzberger deixa a vice-presidência da divisão de sandálias e passa a consultora

Roseani Rocha
19 de agosto de 2019 - 6h00

Carla Schmitzberger, vice-presidente na Havaianas há mais de uma década; cargo será extinto (Crédito: Arthur Nobre)

Há mais de 13 anos atuando como vice-presidente da divisão de sandálias da Alpargatas – que inclui as marcas Havaianas e Dupé – Carla Schmitzberger deixará essa função na companhia em 1º de outubro, permanecendo somente como consultora.

A saída de Carla de seu cargo executivo faz parte de um plano de reestruturação da companhia, do qual ela própria teria participado, em que a Alpargatas passa a ter seis unidades de marca/negócio. Cinco são relativas à área de sandálias e respeitam as divisões geográficas de mercados globais – Brasil; Ásia e Pacífico (Apac); Europa, Oriente Médio, África e Índia (Emeia); América do Norte e Caribe (NA&C); América Latina (Latam) – e a sexta reúne as marcas Osklen e Mizuno.

Fernanda Romano ingressou na companhia em fevereiro, como diretora executiva de canais digitais (Crédito: Arthur Nobre)

Além disso, a empresa também estabeleceu três áreas globais de excelência corporativa: Marketing, Supply Chain e Tecnologia. Cada uma delas terá um diretor/a global. A de Marketing será comandada por Fernanda Romano, que ingressou no Grupo Alpargatas em fevereiro deste ano, como diretora executiva de canais digitais. Antes, ela atuava no Malagueta Group, empresa de design e inovação, que ajudou a criar e tinha operações em São Paulo e Nova York. A diretoria de Supply Chain, liderada por Marcelo Turri, já existia, mas passa a ter um escopo mais global, tendo como focos S&OP, transporte, logística e compras. Por fim, para a diretoria global de Tecnologia foi contratado Jorge Ramalho (ex-diretor de tecnologia do Itaú), cuja missão será cuidar da digitalização global da companhia, incluindo integração de processos, sistemas globais e inovação digital.

O presidente da Alpargatas, Roberto Funari, atribui as mudanças e em particular as novas unidades de negócio ao objetivo de imprimir mais agilidade e cultura empreendedora para fazer crescer “marcas desejáveis e hiperconectadas”, assim como melhores sistemas de gestão, que garantam crescimento rentável e expansão do lucro da companhia.

Ele também comentou, em comunicado, a saída de Carla Schmitzberger: “Agradecemos ao excelente trabalho desempenhado pela Carla. Ela continuará liderando os negócios, durante um processo de transição, previsto para ser encerrado em 1º de outubro. Após essa data, estará disponível para consultas e projetos específicos, consolidando seu ciclo de sucesso com a Alpargatas”, disse Funari.

Carla Schmitzberger começou na Alpargatas em março de 2006, após atuar por quatro anos no Citigroup, onde era gestora de marketing para América Latina. Anteriormente, também havia trabalhado na Credicard e na P&G Brasil. Desde abril de 2016, a executiva é membro independente do board da Natura & Co.

Tanto Carla quanto Fernanda Romando foram eleitas Women to Watch, em 2013.

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