Com foco em CX e marketplace, Via reformula diretorias

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Com foco em CX e marketplace, Via reformula diretorias

A diretora de marketing Ilca Sierra assume o posto de chief experience marketing officer, enquanto Helisson Lemos será chief innovation officer

Taís Farias
14 de junho de 2021 - 6h00

Ilca Sierra assume o posto de chief experience marketing officer enquanto Helisson Lemos passa a ser chief innovation officer (Crédito: Divulgação)

A estrutura da Via, varejista brasileira dona de marcas como Casas Bahia, Ponto e Extra.com, passa a contar com duas novas diretorias. Com a mudança, Ilca Sierra, que respondia como diretora de marketing, assume o posto de chief experience marketing officer, aglutinando a sua área os esforços de customer experience. Já Helisson Lemos, que até então era vice-presidente de tecnologia, estará à frente da cadeira de chief innovation officer e incorpora o marketplace em sua área de inovação. Ambos os executivos vão se reportar ao CEO da Via Roberto Fulcherberguer.

Do lado do marketing, a mudança reforça o foco da companhia em uma jornada centrada no consumidor. Como pano de fundo para a troca dos cargos, está a transformação que a Via vem passando desde a chegada de Roberto Fulcherberguer. O objetivo central da companhia é substituir o relacionamento transacional, de compra e venda característica do varejo tradicional, para um modelo relacional, em que se estabelece uma relação de longo prazo, frequência e fidelização. É nesse contexto que a experiência do consumidor com a Via ganha ainda mais relevância na estratégia.

“Colocar centralidade no cliente de maneira orquestrada”, descreve Ilca Sierra como sua missão inicial no cargo. Helisson Lemos, que antes da Via foi executivo do Mercado Livre por 17 anos, assume outra peça chave – o marketplace. O profissional que atuou na transformação digital da companhia terá o desafio de integrar as vantagens estratégicas que Via já tem, como a base de clientes, a estrutura logística e as ofertas de crédito, ao comércio online. O executivo adianta, inclusive, que ainda neste ano a companhia passará a disponibilizar as ofertas do marketplace também para o pagamento crediário.

“É uma nova Via que está pavimentando caminho para ir além do varejo”, conta a chief experience marketing officer. Nessa linha, em abril deste ano, a companhia passou por uma mudança em sua marca, quando deixou o nome Via Varejo para adotar apenas Via. Esse posicionamento também reflete as aquisições do grupo que é dono da empresa de tecnologia logística ASAPLog, da empresa de e-commerce I9XP, do banco digital Banqi e de parte do hub de inovação Distrito.

*Crédito da foto no topo: Leontura/ iStock

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