Super Bowl: uma aula prática de marketing

Buscar

Marketing

Publicidade

Super Bowl: uma aula prática de marketing

Opinião: aprenda sobre relacionamento com o cliente, ativação de marca, redes sociais e plataformas interativas


24 de fevereiro de 2016 - 12h29

(*) Por Raphael Santana

Marketing esportivo nível avançado, relacionamento com o cliente, ativação de marca, redes sociais e plataformas interativas. Não, essa não é a grade curricular de um curso de marketing. Estamos falando do Super Bowl. Muito mais do que o gigantesco evento esportivo, a final da liga de futebol americano dos Estados Unidos é uma verdadeira aula de marketing em vários níveis, com cases práticos e ótimos exemplos a serem seguidos.

Tudo começa alguns anos antes, com a escolha da cidade que irá sediar o evento, independentemente dos times que chegarão à final. Trabalhando com uma antecedência de alguns anos, a cidade se prepara melhor, os patrocinadores conseguem direcionar suas ações para realizá-las de maneira mais assertiva e, para àqueles que desejam ver de perto (seja pelo esporte, diversão ou aprendizado), é uma boa oportunidade para se planejarem com mais calma (mas não muita, já que as boas opções de hospedagem e ingressos costumam se esgotar com meses de antecedência). Em 2016, ano em que o evento chega à sua 50ª edição, a cidade escolhida para celebrar as bodas douradas foi San Francisco, local conhecido pela corrida do ouro em meados do século XIX.
 

Publicidade

Compartilhe

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”