Marketing
Ford investirá US$ 4 bilhões em carros autônomos
Montadora cria nova subsidiária para ser responsável pelo aporte, que inclui a compra majoritária da startup Argo AI
Ford investirá US$ 4 bilhões em carros autônomos
BuscarFord investirá US$ 4 bilhões em carros autônomos
BuscarMontadora cria nova subsidiária para ser responsável pelo aporte, que inclui a compra majoritária da startup Argo AI
25 de julho de 2018 - 16h31
Por Michael Martinez, do Ad Age*
A Ford anunciou nessa terça-feira, 24, que investirá US$ 4 bilhões até 2023 no desenvolvimento de carros autônomos. Para isso, a montadora criou uma subsidiária voltada ao assunto chamada Ford Autonomous Vehicles LLC.
A empresa será alocada inicialmente em Detroit, e terá seu próprio conselho de diretores liderado por Marcy Klevorn, presidente de mobilidade da Ford. A nova subsidiária estará encarregada de dar gás a promessa da Ford de lançar seu próprio carro autônomo comercial em escala até 2021.
“A Ford realizou um progresso tremendo em valor na cadeia de carros autônomos – desde o desenvolvimento tecnológico até o modelo de negócios e experiência de usuário”, afirmou Jim Hackett, CEO da Ford, em comunicado. “Agora é a hora de consolidar nossa plataforma de carros autônomos em um único time para posicionar melhor o negócio para as oportunidades que virão”. O valor das ações da montadora aumentou após o anúncio, ganhando 2,2%, chegando a US$ 10,70 por ação.
O investimento de US$ 4 bilhões no segmento inclui um US$ 1 bilhão que a Ford se comprometeu a investir na startup Argo AI. Em contrapartida, a Ford AV LLC será a acionista majoritária da Argo AI.
A subsidiária deve adicionar investimento de terceiros, e é separada da Smart Mobility LCC, também da Ford, que cuida de novos negócios. Sherif Marakby, atualmente vice-presidente da Ford para veículos autônomos e eletrificação e que anteriormente liderou o programa de veículos autônomos da Uber por um ano, se tornou o CEO da nova empresa.
A montadora realizou diversas mudanças organizacionais que entrarão em vigor no começo de agosto como resultado da novidade. Ted Cannis, diretor de eletrificação global, irá liderar o braço de veículos elétricos, conhecido como Team Edison. Além disso, a Ford afirmou que está reorganizando sua divisão de operações globais, liderada por Joe Hinrichs, para incluir informações tecnológicas e também o sistema de order-to-delivery.
“A evolução do poder computacional e da inteligência artificial tem ajudado a trazer ótimos produtos ao consumidor, desde carros até tablets”, afirmou Hackett. “Agora podemos criar a tecnologia para trazer um novo mundo de personalização de veículos, coreografia da cadeia de suprimentos e um inventário enxuto que consegue rivalizar com qualquer outra indústria no mundo. O desafio de Joe será nos ajudar a redesenhar esse sistema para isso enquanto servimos melhor nossos consumidores e vendedores para melhorar a saúde organizacional da Ford”.
*Traduzido por Salvador Strano
Compartilhe
Veja também
Track&Field abre primeira loja no continente europeu
Experience store foi aberta em Portugal sob o sistema de franquia e vem procurando cativas os clientes por meio de atividades esportivas
Como dominar as conversas sobre BBB para além das ações no programa
Ao fim de cada edição, os CMOs são questionados se ainda vale a pena patrocinar a atração, considerando KPIs pragmáticos, como ROI, e costumo responder que, no marketing, é fundamental entender que tudo precisa ser visto de forma conjunta