A receita para usar BI em bolos, pipocas e sorvetes

Buscar

A receita para usar BI em bolos, pipocas e sorvetes

Buscar
Publicidade

Marketing

A receita para usar BI em bolos, pipocas e sorvetes

Plataforma #FizComOreo inova no uso de dados e insights de consumidores de mídias sociais na estratégia de comunicação


31 de maio de 2019 - 6h00


A Oreo lançou, recentemente, a plataforma digital de receitas no Instagram #FizComOreo. O projeto, que se propõe a promover receitas que tenham o biscoito como base, faz parte de um projeto da agência Talent Marcel que contou com o esforço da área de business inteligence (BI) e social listening da agência. Ao identificar que a marca já tinha um contexto de comunicação criado espontaneamente pelos usuários do Instagram no Brasil e alimentado com frequência, a agência propôs o aproveitamento desse “hábito” para estrear o perfil regional de Oreo.

Vivien Giampani, gerente de marketing de biscoitos para Mondelēz Brasil, explica que foi com base nesses insights que a plataforma incorporou a ideia de fazer receitas tendo o biscoito como base. “Foi inevitável para a marca se apropriar desse tópico, mas optamos por fazer isso de forma a oferecer uma ferramenta onde o consumidor possa descobrir e aprender novas formas de consumir nosso produto, o incluindo ainda mais no dia a dia das pessoas”, diz Vivien.

Marcello Droopy, diretor de criação e interatividade da Talent, conta os passos do ponto de vista de inteligência e gestão de dados que resultou no projeto:

Mergulhe na marca
“Quando começamos a criar, com o briefing de fazer algo inovador, a primeira etapa foi dar um passo para trás e fazer uma grande pesquisa de posicionamento e valores para entender particularidades de Oreo e seus desafios, para planejarmos nossa comunicação atendendo não só criativamente, mas também os objetivos de negócio da Mondelez”.

 

Defina território e aproveite insights espontâneos
“No próprio briefing, já identificamos que um dos territórios proprietários de Oreo era o de receitas. Com essa extensa pesquisa confirmamos esse território e, por meio de um social listening mapeamos como as pessoas se relacionavam com a marca e seus respectivos valores. Durante o social listening, coletamos uma série de dados que atestavam um movimento crescente: a expressão de orgulho por ter criado uma receita deliciosa usando o biscoito. Eram receitas diversas, sempre acompanhadas de uma hashtag particular que sempre se repetia, a #FizComOreo”.

Confirme os movimentos
“Por meio de ferramentas de monitoramento, confirmamos que o uso da hashtag não só era espontâneo como também vinha em trajetória ascendente. E, mesmo meses após a primeira publicação do tipo, um gráfico de tendência positiva continuava a se formar, consolidando esse movimento como um comportamento do consumidor de Oreo”.

Crie algo exclusivo
“Com base nas informações coletadas e a adoção oficial da hashtag #FizComOreo pela marca, escolhemos essa plataforma digital para conversar com o nosso público. Porém, a marca ainda não tinha um perfil exclusivo para os brasileiros. Quando precisava, direcionava os anúncios ao nosso país. Decidimos unir os esforços e a plataforma lançou o perfil @Oreo_Brasil. Toda semana, uma receita diferente será postada em passo a passo composto por fotos ou vídeos.”

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas