Interação, shows e luzes embalam Natal das marcas

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Interação, shows e luzes embalam Natal das marcas

Bradesco, BarraShopping, Coca-Cola Femsa, Kopenhagen, Sadia e Light buscam envolver os consumidores


6 de dezembro de 2019 - 11h35

Por Teresa Levin e Thaís Monteiro

O Natal se aproxima e com ele as ações das marcas que querem compartilhar esses momentos com o consumidor. O Bradesco, por exemplo, inicia nesta sexta-feira, 6, a 29ª edição da sua ativação de Natal em Curitiba. Além do espetáculo “As Cores do Natal”, que contará com performances teatrais, apresentações de músicas e projeções no Palácio Avenida, neste ano será realizado o “Show das Luzes Bradesco”, uma série de projeções de desenhos criados pelo público da cidade no edifício. Os desenhos podem ser entregues em agências do banco ou enviados pelo appo. A Aktuellmix é a responsável pela criação do espetáculo.

Natal do Bradesco em Curitiba terá coral com músicas populares para envolver o público (crédito: divulgação/Bradesco)

Estabelecer uma conexão maior entre o público e o show foi a proposta de concepção do Natal do Bradesco em Curitiba. Daí surgiu o projeto dos desenhos. O repertório de canções escolhidos é conhecido e acessível para que as 30 mil pessoas esperadas todas as noites cantem junto. O Bradesco patrocina, em média, 300 eventos culturais por ano. O Natal é um evento feito na rua pois buscam uma proximidade maior com a população e costumam ser mais democráticos, diz Márcio Parizotto, diretor de marketing do Bradesco.

“O Banco acredita que o acesso à cultura funciona como um grande agente transformador e de inclusão da sociedade. Por isso, leva em conta alguns fatores na escolha de seus patrocínios e um deles é o apoio a projetos que beneficiam a todos os públicos e que permitam abordar temas e questões relevantes para a marca e a sociedade, como diversidade, igualdade, sustentabilidade e inclusão”, afirma.

Natal do Bradesco em Curitiba tem direção de criação de Daniel Marques, concepção criativa de Ulysses Cruz, direção artística de Mileni Milan, direção musical de Dulce Primo, Camilo Carrara como maestro e arranjador, roteiro de Leo Alckmin, e Felipe Montanari como mestre de cerimônia. Bijari é o estúdio de conteúdo e a produção geral.

A Kopenhagen, por sua vez, organizada pela primeira vez a sua Parada de Natal em São Paulo. A marca realiza no domingo, 8, um desfile com bailarinas, soldadinhos de chumbo, bonecos de neve e o Papai Noel, em parceria com o Itaú Personalité. O desfile será na rua Oscar Freire, entre as ruas da Consolação e Haddock Lobo.  A rua fechada também contará com espaços para brincadeiras, oficinas, corais e praças de alimentação. A expectativa é que 30 mil pessoas compareçam. A marca também transmitirá o evento via Instagram.

Mais de 100 pessoas, entre atores e bailarinos, estarão divididas em 12 alas que mesclarão elementos clássicos do Natal e produtos da Kopenhagen, como panettone, Língua de Gato e Nhá Benta, que ganhará vida como uma personagem. A direção artística e figurino é assinada por David Felchak, e os carros alegóricos são criação do carnavalesco Babu Energia. A marca transmitirá os desfiles pelo seu Instagram.

Para realizar a parada, a Kopenhagen investiu R$ 3 milhões. De acordo com Maricy Gattai Porto, diretora de marketing da empresa, o Natal representa 25% do faturamento anual e é um momento em que as pessoas buscam estar em família e aproveitar bons momentos juntos. Assim, a marca entendeu que essa é a oportunidade ideal para se aproximar ainda mais do público com um evento lúdico e de confraternização.

“Nesse ano a Kopenhagen busca extrapolar a conexão via produto e se aproximar ainda mais do público, proporcionando momentos encantadores para toda a família”, conta Maricy. O evento é gratuito, aberto ao público e tem o objetivo de entrar para o calendário oficial da cidade de São Paulo.

Já a tradicional árvore do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, será promovida pelo quinto ano consecutivo pela Coca-Cola Femsa. A empresa também está realizando as Caravanas Iluminadas, um tour com caminhões cenográficos por 46 cidades nos estados está presente (São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul).

 

Árvore de Natal do Ibirapuera, em São Paulo, será iluminada por projeções e um coral se apresentará no corpo da árvore (crédito: Divulgação/Coca-Cola FEMSA Brasil)

“Uma vez que nós e a população relacionamos Coca-Cola às refeições o ano inteiro, não podemos deixar de celebrar o encontro mais esperado do ano, que é a ceia de Natal, momento em que a magia acontece”, afirma Luciano Alves de Sá, gerente de publicidade, promoções e eventos da Coca-Cola Femsa Brasil.

Este ano, a árvore do Ibirapuera não conta com lâmpadas. Toda a luz será feira por projeção e um coral se apresenta no corpo da árvore, apresentando o conceito de árvore viva. Com as novidades deste ano, a expectativa é atingir mais de um milhão de pessoas presencialmente. A Aktuellmix também foi responsável pelo projeto.

Outro ponto da capital paulista, a ponte Octávio Frias de Oliveira será transformada em uma árvore de Natal. A ação é uma iniciativa da Sadia em parceria com a Globo e com apoio da Prefeitura de São Paulo. A inauguração será nesta sexta-feira, 6. A ação integra o projeto Cidade Iluminada, concurso promovido pela Globo para convidar a população a decorar as fechadas residenciais e comerciais da cidade e que também tem o patrocínio da Sadia. Serão 40 vencedores, sendo 20 escolhidos pelo voto popular e os outros 20 pela escolha de um júri técnico.

A ponte exibirá o S de Sadia. Serão usadas 70 estrelas de led de 4,16 metros de altura na decoração. A iluminação especial segue até 6 de janeiro. “O acender dessa grande árvore de Natal faz parte da nossa proposta de inspirar e incentivar as pessoas a preparar sua ceia natalina”, afirma Cecilia Alexandre, gerente executiva de marketing de Sadia.

Natal carioca
No Rio de Janeiro, a árvore de Natal da Lagoa, conta este ano com um novo patrocinador. A Light concretizou a montagem da árvore: dos R$ 13,6 milhões de investimento, R$11 milhões foram viabilizados pela companhia de energia elétrica, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. O projeto Árvore do Rio Light é uma realização Dream Factory e Backstage e, mais uma vez, tem a cenografia assinada por Abel Gomes, da SRCOM.

Cerca de 900 mil lâmpadas de LED iluminarão a árvore da Lagoa Rodrigo de Freitas (Crédito: Guto Costa/Divulgação)

Desta vez, a estrutura metálica de 70 metros de altura, no meio da Lagoa Rodrigo de Freitas, será inaugurada no sábado, 14, com uma festa. Montada sobre 11 flutuadores, será iluminada por 900 mil lâmpadas de LED que apresentarão oito fases cenográficas. Para celebrar a sua inauguração, está sendo preparado um espetáculo sincronizado de sete minutos de luzes e fogos de artifício.

Como o patrocínio da Árvore só foi fechado em cima da hora, ela está sendo montada em tempo recorde. Ícone no Natal carioca há 23 anos, ela foi criada por Roberto Medina, através da Artplan, para o Bradesco Seguros. O anunciante patrocinou a iniciativa sozinho até 2016. Com sua saída, em 2017 a Árvore de Natal da Lagoa não foi montada e, em 2018, voltou com o patrocínio da Petrobras e apoio da 99 Táxi e da TIM. Segundo estudo da FGV, só no ano passado, estatisticamente, a árvore gerou cerca de quatro mil empregos, sendo 56% deles diretos. Este ano, a expectativa é que 400 mil pessoas visitem a Lagoa para ver o símbolo natalino. Hoje, ela integra do calendário oficial de eventos do Rio de Janeiro.

Depois de entrar no Guinness Book, em 1996, por criar um sino de luzes, o BarraShopping, também no Rio, tem incrementado seu Natal. O centro comercial instituiu a tradição de comemorar a data com uma celebração para o público. Em novembro deste ano, a festa reuniu cinco mil pessoas em um espetáculo musical que culminou com o acender da Árvore de Natal de 70 metros de altura, tamanho equivalente a um edifício de 23 andares.

Também assinada pelo cenógrafo Abel Gomes, da SRCOM, ela ficará montada até 6 de janeiro de 2020. Desta vez, como novidade, tem visitação interna e elementos instagramáveis, além de interações lúdicas para o público. Em uma das instalações, uma caixa de presente com fundo infinito insere o visitante em uma moldura com os elementos natalinos por meio de espelhos e luz. Para a decoração, foram usados 60 mil metros de mangueiras luminosas de LED em várias cores.

“O BarraShopping reúne toda a magia desta época em um só lugar com ações para todos os públicos, desde a inauguração da Árvore de Natal do Rio com uma grande festa, passando por áreas dentro do mall com brincadeiras para os pequenos como uma roda-gigante, piano gigante interativo e cenários incluindo trono pet para os bichinhos também tirarem foto com o Papai Noel”, conta Rafael Wanderley, gerente de marketing do BarraShopping.

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