Longe das cotas de patrocínio, marcas aproveitam buzz do BBB

Buscar

Longe das cotas de patrocínio, marcas aproveitam buzz do BBB

Buscar
Publicidade

Marketing

Longe das cotas de patrocínio, marcas aproveitam buzz do BBB

Mesmo sem um vínculo comercial com o reality, empresas aproveitam o engajamento gerado pelo programa para se aproximar do público e se diferenciar da concorrência


26 de fevereiro de 2021 - 7h17

Não é nenhuma novidade que a 21ª edição do Big Brother Brasil tem engajado o público nas redes sociais e exigido posicionamento das marcas patrocinadoras sobre os acontecimentos do programa e até da conduta dos participantes. Na terça-feira, 23, por exemplo, frente ao descontentamento do público com as atitudes da participante Karol Conká, que se confirmou na eliminação com 99,17% dos votos, Amstel e Avon, ambas patrocinadoras do reality, pediram empatia para com a cantora.

Mas, para além das empresas que decidiram se vincular ao reality por meio das parcerias comerciais e contratos de patrocínio, como McDonald’s, Americanas, PicPay, Avon, Amstel e Seara, outras marcas também estão aproveitando a onda de engajamento gerada pelo BBB21 para se aproximar do público nas redes sociais e, até mesmo, se diferenciar das concorrentes. Acompanhe algumas das companhias que aproveitaram as oportunidades geradas pelo Grande Irmão:

Skol  

(Crédito: Reprodução)

A marca da Ambev foi uma das primeiras a reagir aos acontecimentos da 21ª edição do BBB. Logo no início do mês, acompanhando as ofensas de Karol Conká ao ator e então confinado Lucas Penteado e a repercussão do público, a conta oficial da Skol escreveu no Twitter: “Nesse ritmo, tô até considerando virar SCOL Concê”. No entanto, alguns minutos depois, a marca voltou atrás e apagou o post. “Pra Skol a zoeira só é legal quando todo mundo está curtindo. Por isso, em respeito aos envolvidos e seus familiares, nós deletamos o post”, afirmou a marca, em comunicado. Apesar de ter passado poucos minutos no ar, a publicação viralizou e abriu a discussão sobre os riscos das ações de oportunidade, especialmente, no contexto volátil da internet.

Guaraná e Pepsi

Na quinta-feira, 11, a prova do líder patrocinada pela Coca-Cola, que usou o espaço para promover a campanha Alfabeto que incluiu letras nas embalagens de refrigerante e convida o público a criar mensagens de otimismo, abriu margem para a reação das concorrentes. Isso porque, contrariando o desejo do público, a cantora Karol Conká foi a vencedora do desafio. O Guaraná Antarctica, que por anos patrocinou o BBB, fez uma postagem lembrando das provas que realizou em edições passadas do programa. Já a Pepsi aproveitou os comentários dos usuários, que prometeram boicote à Coca-Cola, para impulsionar sua marca.

(Crédito: Reprodução)

https://twitter.com/PepsiBr/status/1360226509215199237

Rexona

Na última semana, a prova do líder voltou a repercutir. Dessa vez, a patrocinadora responsável foi a marca de desodorantes Above. Acontece que, em uma das etapas da prova, que se tratava de uma gincana, nenhum dos participantes conseguia encontrar o card de desodorante que representava a vitória. O impasse estendeu a duração do programa e a prova precisou ser interrompida, já que nenhum dos Brothers foi capaz de identificar o desodorante. A Rexona, concorrente da marca, comentou o caso no Twitter. A marca ainda disponibilizou cupons de descontos para os usuários.

Apesar do tweet soar espontâneo aos olhos do público, Paula Paiva, gerente de digital de Rexona, destaca que planejamento é essencial nesses casos.  “Nos planejamos para diversos possíveis cenários para que, no momento da ação, conseguíssemos operar com agilidade e pertinência no contexto. Assim, torna-se mais assertivo fazer a comunicação certa para a pessoa certa no momento oportuno”, conta a executiva.

Rappi

Nessa semana, a iminente eliminação de Karol Conká foi o que mobilizou as marcas. Na própria terça-feira, 23, no Twitter, o Rappi ofereceu uma recompensa dentro do aplicativo para o usuário que acertasse a porcentagem exata do eliminado. A ação teve mais de 42 mil comentários.

https://twitter.com/RappiBrasil/status/1364259402421829633

https://twitter.com/RappiBrasil/status/1364704234873237517

CVC

E sobrou até para a apresentadora do Mais Você, Ana Maria Braga. Em meio às brincadeiras, que pediam para que a Ana não precisasse conduzir o tradicional café da manhã com o eliminado, a companhia de viagens CVC se dispôs a ajudar a apresentadora a fugir. A iniciativa fez relação com a campanha institucional da companhia.

(Crédito: Reprodução)

*Crédito da foto no topo: Mfto/iStock

Publicidade

Compartilhe

Veja também