Suntory compra Beam por US$ 16 bilhões
Compra da empresa americana transforma japoneses na terceira maior companhia global em bebidas destiladas
Compra da empresa americana transforma japoneses na terceira maior companhia global em bebidas destiladas
Meio & Mensagem
13 de janeiro de 2014 - 4h03
A japonesa Suntory Holdings anunciou nesta segunda-feira, 13, ter chegado a um acordo para comprar a norte-americana Beam Inc. por US$ 16 bilhões.
O negócio transforma a Suntory na terceira maior empresa de bebidas destiladas do mundo e está alinhada com o foco estratégico da empresa em um crescimento impulsionado pelos mercados internacionais – uma vez que a população do Japão segue encolhendo.
“Estrategicamente, a aquisição faz todo sentido para a Suntory" avalia Trevor Stirling, analista da Stanford C. Bernstein. "Surpreende que tenham optado pela compra sem um parceiro, mas estão aproveitando o momento do yen (moeda japonesa) fortalecido e de juros baixos”, complementou, referindo-se às notícias publicadas, em dezembro, de que a Diageo (companhia líder em destilados no mundo) deveria ser parceira da Suntory na compra da Beam.
De acordo com Stirling, apesar das poucas oportunidades para sinergias que resultem em redução de custos, o negócio aumentará consideravelmente a exposição da Suntory (fabricante dos uísques Yamazaki, Hakushu e Hibiki) nos Estados Unidos e abrirá as portas do promissor mercado asiático para a expansão das marcas da Beam (como o bourbon Jim Beam e a tequila Sauza) no continente.
Por meio de comunicado oficial, a Suntory informou que os executivos da Beam permanecerão na empresa, que seguirá com sua sede em Illinois (EUA).
Do Advertising Age, com informações da Bloomberg
Compartilhe
Veja também
Lola, de Beleza Fatal, entra no programa de influenciadores do Mercado Livre
Plataforma escolheu a personagem da atriz Camila Pitanga para demostrar como seu programa de Afiliados e Criadores funciona
Sabrina Sato lança coleção de produtos inspirados em Divertida Mente 2
Produtos, que vão de itens de maquiagem a hidratantes, são inspirados em sensações associadas aos personagens do filme da Disney e Pixar