YouTube anuncia inserção contínua de 6 segundos

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YouTube anuncia inserção contínua de 6 segundos

Novo formato publicitário da plataforma, Bumper Ads, será apresentado nesta terça-feira, 26; Coca-Cola é o primeiro anunciante a testar a novidade no Brasil


26 de abril de 2016 - 9h50

Coca-Cola é o primeiro cliente no Brasil a testar o Bumper Ads, novo formato de anúncio do YouTube (Reprodução)

A partir desta terça-feira, 26, o YouTube anuncia oficialmente mais uma opção de anúncios em vídeo para as marcas. O novo formato, chamado Bumpers Ads, é mais curto do que o formato mais popular, o TrueView. Mas não pode ser pulado. Em compensação, só possui seis segundos de duração (o tempo mínimo de visualização do TrueView, permitindo posteriormente pular o anúncio, é de cinco segundos).

Segundo a empresa, o objetivo é oferecer formatos complementares para que os anunciantes consigam reforçar suas mensagens de maneira concisa e simples. Veja, a seguir, entrevista com Flávia Verginelli, diretora de produtos e inovação do Google Latam, sobre a novidade:

Meio & Mensagem: Vocês já têm testado o novo formato com algumas marcas. Como tem sido a receptividade?
Flávia Verginelli: Uma das fases mais importantes que antecipam um lançamento são os testes. E para este, em especial, não foi diferente. Há mais de um trimestre, anunciantes parceiros no Brasil têm testado o formato nesse novo modelo de cobrança por impressões e os resultados foram excelentes, por isso o lançamento oficial hoje. A receptividade foi acima do esperado, pois em uma nova realidade cada vez mais mobile, este formato de curta duração gera resultados significativos de lembrança de marca além de aumentar cobertura e frequência com ganhos de eficiência. A Coca-Cola foi o primeiro cliente no Brasil a testar o Bumper Ads no formato de custo por impressão e teve bastante êxito em rentabilizar o investimento de vídeo combinando Bumper Ads com TrueView.

M&M: Ao dizer que é complementar, como uma marca poderia se aproveitar do combo TrueView + Bumper? Poderia citar exemplos?
Flávia: Nos testes iniciais, a combinação de TrueView + Bumper Ads é o que traz melhores resultados para as marcas pois tem o benefício de gerar, juntos, impacto e engajamento. Há diferentes formas na combinação dos produtos e isso depende muito do objetivo de marketing do anunciante. Os exemplos são inúmeros, pois é possível construir estratégias distintas que se aplicam a todas as campanhas de comunicação, sejam lançamentos, promoções, sustentação ou linearidade. No caso de lançamentos, as marcas podem usar o Bumper Ads para construção de alcance e awareness em um curto período de tempo ou até teasers. Junto com TrueView garantem engajamento e melhor entrega da mensagem. Já para sustentação, o formato permite frequência com rentabilidade e pode ser usado criativamente para manter diferenciais de produto com inúmeros criativos que ainda podem ser produzidos automaticamente com recursos de tecnologia que garantem custos marginais de produção. No caso de promoções, Bumpers Ads combinado com formatos especiais de TrueView e Google Display Network é uma fórmula poderosa para campanhas de um, três ou sete dias que precisam de alcance com muita velocidade e claro, rentabilidade.

Todos os nossos produtos são desenvolvidos com base no comportamento e na melhor experiência do usuário. O desenvolvimento e os testes do Bumper Ads já duram quase dois anos e nesse período analisamos todos os impactos que o formato gera para os usuários e para as marcas

M&M: Já há números compartilháveis sobre o formato, mesmo que somente dos testes?
Flávia: O desenvolvimento do produto tem evoluído bastante nos últimos meses e, apesar de termos um número expressivo de testes realizados, qualquer número divulgado pode não refletir o estágio atual do Bumper Ads, pois testes são indicadores de sucesso. Com o lançamento e maior uso por parte dos anunciantes, acreditamos que em breve poderemos compartilhar dados consolidados sobre o produto.

M&M: Durante o desenvolvimento do formato, como foi considerada a experiência do usuário? Há preocupações quanto à rejeição/crítica do formato pela audiência?
Flávia: Um de nossos princípios no desenvolvimento de qualquer produto é colocar o usuário em primeiro lugar. Todos os nossos produtos são desenvolvidos com base no comportamento e na melhor experiência do usuário. O desenvolvimento e os testes do Bumper Ads já duram quase dois anos e nesse período analisamos todos os impactos que o formato gera para os usuários e para as marcas. Por ser um formato curto percebemos que a experiência é muito positiva com um excelente consumo em mobile, justamente pela experiência.

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