Influenciadores já são a segunda fonte para tomada de decisão

Buscar

Influenciadores já são a segunda fonte para tomada de decisão

Buscar
Publicidade

Mídia

Influenciadores já são a segunda fonte para tomada de decisão

Estudo da Qualibest aponta que os criadores de conteúdo só perdem em influência para parentes e amigos na hora que o consumidor opta por um serviço ou produto


7 de junho de 2018 - 7h00

O poder de alcance e capacidade de engajar dos influenciadores digitais já é algo conhecido do mercado publicitário. Tanto que estratégias utilizando esses produtores de conteúdo têm sido cada vez mais frequentes. No entanto, cada vez mais os institutos de pesquisa vêm identificando vantagens específicas relacionadas a essas personalidades.

Pesquisa do Instituto QualiBest, por exemplo, identificou o poder dos influenciadores no comportamento dos consumidores. “Um dos dados apurados mostra que eles são a segunda fonte de informações para a tomada de decisão na compra de um produto, citada por 49% dos respondentes, perdendo apenas para amigos e parentes, citados por 57% dos respondentes”, explica Daniela Malouf, diretora-geral do Instituto QualiBest.

Com 39% das preferências estão sites de reviews e blogs, 34% sites oficiais de marcas seguidos por 26% de publicidade na internet, 22% vendedor, 17% propaganda em TV e rádio e 4% em anúncios impressos.

O levantamento foi realizado entre os dias 7 e 21 de março com 700 pessoas por meio de questionário online. Os entrevistados são de todas as classes e com idades entre 20 e 29 anos. Do montante, 76% afirmam seguir ao menos um influenciador digital. Deste grupo, as redes sociais mais utilizadas são Facebook, 92%, YouTube, 90%, Instagram, 73%, Twitter, 31% e SnapChat, 23%.

Porém, quando a pergunta é sobre preferência, 41% optam pelo Facebook ante 24% que gostam mais do YouTube e 23% do Instagram. Nos segmentos de beleza e alimentos, influenciadores têm enorme poder tanto na apresentação de novos produtos, quanto na alavancagem de vendas.

*Nas artes espalhadas pelo texto, veja o nível de popularidade de cada influenciador citado na pesquisa dividido por categorias.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • X, de Musk, lançará aplicativo para TV conectada

    X, de Musk, lançará aplicativo para TV conectada

    De acordo com anúncio feito na própria plataforma, o novo app do X deverá chegar em breve na maioria das Smart TVs

  • Globo garante três patrocinadores para exibição de show de Madonna

    Globo garante três patrocinadores para exibição de show de Madonna

    Itaú, Heineken e Nivea adquirem as cotas para aparecerem na apresentação da cantora, que acontece no próximo dia 4, na Praia de Copacabana